Programa de Segurança Alimentar será implantado em Barreiras

foto1

Representantes da Fundação Abrinq e Fundação Cargill foram recebidos no gabinete do prefeito de Barreiras pelos Secretários de trabalho e Promoção Social, Antonia Pedrosa, Meio Ambiente, Nailton Almeida, Agricultura, Ozimar Amorim e Educação, Cosme de Carvalho. Também participaram do encontro o diretor de comunicação social Adalto Soares e os coordenadores Francisco Vitória, Berta Borges e Rogério Tavares.

Durante a reunião foi apresentado o Programa Por Todas as Crianças que visa a redução da mortalidade na infância e a melhoria da saúde materna. Dentro deste programa foi criado o Projeto “Conhecer para Nutrir”, que se propõe a fomentar ações públicas visando à redução de insegurança alimentar e nutricional, a promoção de hábitos alimentares saudáveis de crianças e a valorização de alimentos regionais.

foto2

As ações serão implantadas em Barreiras pela Fundação Abrinq e Fundação Cargill durante um ano, com perspectivas de continuidade, a formação de agentes de alimentação e agentes comunitários de saúde é uma das metas do projeto. O objetivo é contribuir para a melhoria da nutrição e promoção da segurança alimentar com prioridade para crianças de zero a cinco anos de idade.

Segundo a representante da Fundação Abrinq Barreiras foi selecionada para o desenvolvimento do projeto na Bahia por ter 26% da população menores de 10 anos e 90% viverem na zona urbana. Além disso, apresenta indicadores relevantes para intervenção e por ter uma unidade da Cargill. A previsão é que em novembro próximo o projeto comece a ser implantado em escolas da Rede Municipal com a parceria das entidades envolvidas, inclusive o poder público por meio das diversas secretarias do município.