Programa de Fibromialgia de Barreiras é destaque na Mostra do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

O Programa representará Barreiras e a Bahia em julho na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS” em Brasília

O Programa de Fibromialgia de Barreiras foi destaque na Mostra realizada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA). Com o tema: “Mostra COSEMS Bahia, Aqui tem SUS”, o evento aconteceu na última quinta-feira (11), em Salvador e classificou os melhores projetos na área da saúde em 2019. O Programa Humanizador de Fibromialgia, apresentado pelo coordenador municipal Bruno Ramos, ficou entre os 36 melhores projetos selecionados para Mostra Brasil Aqui tem SUS – 2019.

No total, foram 187 trabalhos apresentados envolvendo 69 municípios que foram avaliados por uma banca formada de 14 avaliadores representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/BA), Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Agora, o Programa Humanizador de Fibromialgia representará Barreiras e a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, que ocorrerá dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília. “Estou muito feliz por essa avaliação, realizamos um trabalho com foco na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com dores crônicas. Em Brasília, apresentaremos as metodologias trabalhadas dentro do Programa com destaque numa saúde mais humanizada”, pontuou Bruno Ramos.

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, reabriu o Ambulatório do Programa de Fibromialgia em 2017 e desde então, investe na qualidade de vida dos integrantes que fazem acompanhamento semanalmente. Além do atendimento realizado pelo coordenador, o Programa de Fibromialgia oferece também aos pacientes o acompanhamento dos profissionais de psicologia, nutrição, educação física, medicina reumatológica e medicina osteopática, bem como, a mais recente terapia baseada na medicina biopsicossocial como a Constelação Familiar Sistêmica e as terapias integrativas, como ações de promoção e intervenção à saúde, auxiliando a medicina clássica que já estão inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário municipal de saúde, essa seleção eleva o Programa de Fibromialgia de Barreiras a nível nacional como exemplo de atendimento qualificado, proposta trabalhada em toda rede de saúde desde o início de 2017. “O Ambulatório do Programa de Fibromialgia composta por uma equipe atuante atende semanalmente na Unidade de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre. São mais de 190 pacientes cadastrados que têm a oportunidade de realizar o tratamento de maneira mais humanizada, com o cuidado especial do Dr. Bruno Ramos. Sermos escolhidos entre as melhores propostas dessa importante Mostra da COSEMS Bahia é um privilégio, esse é o caminho que trilha a saúde na gestão do prefeito Zito Barbosa”, destacou Anderson Vian.