Profissionais do SAMU e da UPA de Barreiras participam de capacitação em São Paulo

Técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24h) de Barreiras participaram no sábado (10), no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, de uma capacitação em Suporte Básico de Vida (SVB).

O evento faz parte do Projeto de Capacitação em BLS, que é um centro de simulação em parceria técnico-científica com a American Heart Association (AHA), referência em treinar profissionais da saúde para reconhecer situações de emergência cardíaca em adulto e pediatria, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida do paciente.

Participaram do curso as técnicas de enfermagem Cleisane Pinto Noronha, Nelma Alves de Souza e Geisiane dos Santos que atuam na UPA e ainda, Thays Novais e Gilmarcio Alcântara que trabalham no SAMU. “Esse foi um momento muito importante para agregar conhecimento e aprimorar a assistência à saúde em Barreiras. Realmente, foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora, pois, na nossa área precisamos sempre estar em busca de conhecimento, atualizações, fiquei muito feliz com a oportunidade”, destacou Thays Novaes, técnica em enfermagem do SAMU.

Já a técnica de enfermagem da UPA, Geisiane dos Santos, relatou que a oportunidade foi única e incentivadora. “Gostaria de agradecer a oportunidade que a Secretaria de Saúde de Barreiras nos proporcionou com essa participação no curso de capacitação BLS. Uma valorização e experiência maravilhosa, que pôde aprimorar nossos conhecimentos”, disse.

A coordenadora do SAMU, Samara Barbosa e a coordenadora da UPA 24h, Keite Arcanjo, relatam que a capacitação aos profissionais irá proporcionar ainda mais conhecimentos técnicos, para prestar um melhor atendimento à população de Barreiras.

“Acompanhar junto com profissionais do SAMU de Barreiras essa capacitação ajuda a estreitar os laços entre essas duas equipes, que desenvolvem juntas um excelente trabalho na rede de urgências, onde cada um tem seu papel significativo no cuidar do paciente em situações de urgência e emergência. É uma forma inclusive dos profissionais alinharem pontos indispensáveis do trabalho em equipe do SAMU e UPA”, pontuou Keite Arcanjo.

Dircom/PMB – 13.09.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo