Profissionais do SAMU da região oeste e alunos de medicina participam de treinamento em atendimento pré-hospitalar, em Barreiras

Cerca de 40 pessoas, entre profissionais de saúde da região oeste que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e alunos de medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB dedicaram a manhã de sábado,16, ao treinamento em Atendimento Pré – Hospitalar (APH) oferecido na Base Regional do SAMU, em Barreiras. As atividades práticas focaram na agilidade e eficiência diante das demandas mais recorrentes como o socorro às vítimas de acidentes de trânsito, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral e obstrução de vias aéreas em bebês.

Socorristas de Luís Eduardo Magalhães, Angical, Riachão das Neves, Cotegipe, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Brotas de Macaúbas, Buritirama e Barreiras, se organizaram em trios para percorrer as cinco estações de treinamento orientadas pelo enfermeiro Flávio Neves. Segundo a coordenadora regional do SAMU Barreiras/Ibotirama, Kallynka Soledade, a educação continuada tem sido um dos principais instrumentos de manutenção da qualidade dos serviços prestados.

“Hoje, na região oeste, Barreiras conta com o diferencial de enfermeiros na unidade de suporte básico, melhorando ainda mais a eficiência do atendimento. Nossos objetivos são de qualificar todas as bases descentralizadas, diminuir a incidência de trotes passados à regulação, manter a população informada da nossa política de trabalho e atender cada vez melhor o nosso usuário”, disse a coordenadora.

Durante a manhã, também foi oferecido o curso de ventilação mecânica em neonatologia para a equipe de médicos e enfermeiros da base de Barreiras e regionais, com o coordenador médico Siel Moreira. De acordo com o coordenador da Base Barreiras do SAMU, João Carlos Oliveira, as capacitações são feitas mensalmente unindo teoria e prática.

“Esse é o momento em que nos aperfeiçoamos para prestar um atendimento de qualidade, onde podemos também observar as possíveis falhas que podem ocorrer no processo e praticando ainda mais para garantir o sucesso do serviço prestado ao paciente”, completou o coordenador.

Em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, o Samu também tem atuado na qualificação do atendimento nas unidades de saúde municipais.  Nos meses de março, abril e maio, profissionais da UPA terão a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas sobre o manejo de pacientes em estado grave e crítico, realização do protocolo de parada cardiorrespiratória, avaliação sobre a necessidade de uso de oxigênio, manejo em pacientes vítimas de trauma, de acidentes e administração de medicamentos.