Profissionais do Samu Barreiras recebem treinamento sobre punção intraóssea

Como forma de incentivar o constante aprendizado e aprimoramento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Samu Barreiras, nesta quarta-feira (17), enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas da instituição, receberam um treinamento sobre técnicas de punção intraóssea. As instruções ficaram a cargo do enfermeiro Alex Christiano e foram repassadas ainda para acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufob) e da Unifasb/ Uninassau.

“Todos os meses destinamos uma capacitação aos nossos profissionais com abordagens variadas, a depender das demandas diárias que surgem. Trata-se de um programa de educação continuada que implementamos e que prevê um cronograma anual de treinamentos, na busca por melhores atendimentos junto à população. Esta prática realizada ontem contou com uma tarde inteira de troca de experiências e aprendizados sobre a punção óssea em pacientes adultos, pediátricos e neonatal”, explica a coordenadora da Base Samu Barreiras, Samara Barbosa.

O treinamento contou com técnicas de teoria e prática sobre a punção intraóssea na administração de drogas e fluidos em situações de urgência, para garantir rapidamente um acesso venoso quando há algum retardo ou dificuldade para acesso venoso periférico. “O conhecimento adquirido em cada capacitação qualifica o profissional, desenvolvendo habilidades e sucesso do trabalho em equipe. O tema deste mês foi explorado de forma dinâmica, proporcionando o conhecimento teórico e prático com simulação realística. Foi excelente! Parabéns a todos os envolvidos. Muito aprendizado”, avaliou a técnica em enfermagem da unidade, Alessandra Porto.

Samu Barreiras – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funciona há 12 anos na Capital do Oeste. Integram as equipes especializadas em salvar vidas, 18 enfermeiros, 14 técnicos em enfermagem, 14 condutores socorristas, além de médicos. Só no primeiro semestre deste ano, o Samu Barreiras atendeu 6.678 ocorrências, destas, 3.078 foram orientações, 718 intervenções avançadas e 2.882 intervenções básicas. O número para acionar os serviços é o 192.

Dircom/PMB – 18.08.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo