Profissionais de saúde de Barreiras discutem a importância do atendimento humanizado às mulheres durante a gestação e pós-parto

Um encontro realizado na quarta-feira, 29, no auditório do CTA reuniu profissionais de rede de atenção básica de saúde de Barreiras, Hospital da Mulher gestores barreirenses e de oito municípios pactuados para discutir e propor medidas que darão ainda mais eficiência ao atendimento humanizado às pacientes no ciclo gravídico e puerperal, conforme preconizado no Programa Rede Cegonha, além do monitoramento do processo de vinculação do parto de risco habitual.

A enfermeira Alice Teles, do Serviço de Vinculação, apresentou relatório do último trimestre de 2019 sobre a adesão das gestantes e acompanhantes às visitas de Vinculação de forma estratificada por posto de saúde. Temas como a Lei da Visita de Vinculação, a Lei do Acompanhante, direitos das parturientes e recém-nascidos, importância da amamentação, sinais de parto e normas institucionais foram algumas das temáticas abordadas em palestra.

“Esse diálogo foi essencial para os nossos deste ano, foi definido um fluxo para agendamento das visitas, o estreitando a comunicação entre os Postos de Saúde e a Maternidade. A realização do pré-natal de qualidade desde seu início na atenção básica é essencial para que possamos ter uma continuidade com a visita de vinculação e o parto. Ainda discutimos e traçamos um novo fluxo para melhor direcionar as gestantes a essas visitas”, disse o secretário municipal de saúde Anderson Vian.

Além do secretário de saúde, Anderson Vian, estiveram presentes a assessora técnica da saúde Maria Messias, a diretora administrativa do Hospital da Mulher Marta Andrade, Maria Aparecida Conceição, referência da rede cegonha do núcleo regional de saúde e todas as enfermeiras coordenadoras de postos e apoiadoras da atenção básica.