Profissionais da limpeza urbana são vacinados contra a Covid-19, em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras conta com mais de 100 profissionais que diariamente atuam na varrição, capina, coleta de lixo e higienização das áreas urbanas e rurais do município, esses serviços são essenciais para manutenção da qualidade de vida da população e saúde pública. Na manhã desta terça-feira, 06, acolhendo uma recomendação do Ministério Público, uma vez que a vacinação por grupos foi suspensa através de orientação da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), e considerando a importância desses trabalhadores, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a vacinação desse grupo com o imunizante da Janssen, no escritório da empresa prestadora do serviço.

Ao todo foram aplicadas 119 doses em agentes de limpeza, varredores, coletores, motoristas e operadores de roçadeira, com idades entre 19 e 40 anos. Embora o município já tenha adotado a imunização por faixa etária, os garis fazem parte dos grupos prioritários, definidos anteriormente no Plano Nacional de Imunização.

“Os profissionais da limpeza pública são grandes parceiros da saúde, com a cidade limpa nós protegemos a população da Covid-19, das arboviroses e de um grande número de doenças. Então em reunião com o Ministério Público,ficou definida a imunização desses profissionais, o que foi prontamente atendido pela gestão”, destaca o secretário de saúde, Melchisedec Neves.