PROCON Barreiras participa de parceria para negociação de dívidas, com mutirão online

A parceria entre o PROCON Barreiras, Associação Brasileira de Procons-PROCONSBRASIL e a Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN  resultou na realização do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, que acontece desde o dia 15 e se estende até 31 de março, exclusivamente por meio da plataforma online de solução de conflitos www.consumidor.gov.br

Após ser acionada pelo PROCON Barreiras, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

De acordo com Renata Alvescoordenadora do PROCON Barreiras, a pandemia impactou na renda de todos, aumentando o índice de endividamento do brasileiro, dessa forma, o mutirão é uma oportunidade de manter o nome limpo, diminuindo o impacto no orçamento doméstico. “Essa é uma grande oportunidade para que o cliente negocie suas dívidas junto às instituições cadastradas, busque um acordo favorável e que caiba em seu orçamento. Tudo isso com o apoio do Procon Barreiras e respeitando as medidas de distanciamento social neste momento de pandemia”, destacou a coordenadora.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro no www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O PROCON Barreiras orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo