Procon Barreiras comemora 5 anos divulgando avanços na proteção do consumidor com mais de 10 mil atendimentos

O Procon Barreiras nesta quarta-feira (31), comemorou 5 anos de funcionamento com um café da manhã especial aos consumidores e parceiros. Vinculado a Chefia de Gabinete, o órgão que foi reativado e reestruturado na gestão Capital do Oeste, alcançou mais de 10 mil registros através das plataformas de atendimento, com o objetivo de levar orientação, conscientização e principalmente defender os direitos dos consumidores.

Durante a comemoração, a coordenadora do Procon Renata Alves, agradeceu a parceria com o Ministério Público, Secretarias Municipais, Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal, Subseção da OAB, ADAB subseção, Agência Nacional do Petróleo-ANP, Conselho Regional de Educação Física-CREF, Conselho Estadual Defesa do Consumidor- Condecon, a Câmara de Vereadores por meio da Comissão dos Direitos das Mulheres, Direitos Humanos, Direitos do Consumidor e Meio Ambiente.

A coordenadora ainda apresentou um relatório das ações educativas no comércio, fiscalizações, operações em postos de combustíveis, apreensão de carne clandestina, vistorias em restaurantes, Procon nas Escolas, mutirões de regularização, especificando que todas as ações são em prol das relações de consumo e proteção à população, servindo como instrumento de cidadania e protegendo os direitos dos consumidores.

“Alcançamos avanços determinantes nesse último ano, com a interligação ao Sistema Pró-Consumidor ligado ao Senacon, reforçado pelo empenho de nossa equipe durante esses cinco anos de trabalho. Em conjunto com órgãos realizamos fiscalizações, mutirões, orientações e também, o projeto Procon nas Escolas, além é claro, das relações com as empresas parceiras, obtendo êxito e resolutividade nas demandas diárias. Continuamos focados e firmes, cuidando da defesa dos direitos e proteção aos consumidores de Barreiras”, destacou Renata Alves.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso evidenciou o empenho da equipe do Procon Barreiras no papel preventivo e educativo junto ao comércio. As vereadoras Silma Alves e Isabel Rosa, membros da Comissão Legislativa, também elogiaram a atuação da equipe e os números positivos durante os cinco anos. Na comemoração, o chefe de gabinete Melchisedec Neves, ressaltou ainda que o Procon Barreiras além de trabalhar pelo cumprimento do Código de Defesa do Consumidor de forma igualitária, também protege a vida, saúde e segurança das pessoas.

“Parabenizamos toda equipe do Procon Barreiras em nome da população atendida, pois esse órgão viabiliza a implementação e execução de políticas de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor por meio da articulação das ações e órgãos públicos municipais e estaduais, que desempenham atividades relacionadas à defesa do consumidor. E este é um exercício de cidadania dos mais importantes, pois dispensa ao cidadão a proteção e defesa dos seus direitos”, reforçou o chefe de gabinete.

Dircom/PMB- 31.5.2023