Primeiro paciente com Covid-19 internado no Pronto Atendimento Coronavírus recebe alta em Barreiras

Ao deixar o Hospital, o morador de São Desidério foi aplaudido pela equipe médica

Saudado com aplausos que o senhor Davi José de Souza, de 90 anos, deixou na manhã dessa sexta-feira (22), o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra. O paciente residente no município de São Desidério teve alta depois de passar por tratamento, seguindo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, e sendo certificado curado após os cuidados da equipe médica.

O senhor Davi, foi o primeiro caso da região Oeste que precisou do atendimento médico no Pronto Atendimento Coronavírus em Barreiras. O Hospital Municipal Eurico Dutra, que foi reformado e adaptado para acolher e tratar de pacientes do Oeste baiano com novo coronavírus, conta com uma equipe multidisciplinar especializada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, além da equipe administrativa e limpeza.

“Com a equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e através das capacitações realizadas no Hospital Municipal Eurico Dutra, montado exclusivamente para atender esses casos específicos de Covid-19, foi iniciado logo no primeiro dia de internamento do senhor Davi, o protocolo para o tratamento e obtivemos êxito. No Pronto Atendimento, realizamos inclusive eletrocardiograma diariamente, uma vez que alguns pacientes internados fazem uso da Hidroxicloroquina, e esse medicamento pode causar alterações cardíacas, assim, o paciente precisa desse acompanhamento dentro da unidade hospitalar. Então após todo esse protocolo e acompanhamento, o paciente evoluiu bem e hoje estamos dando alta para o senhor Davi de 90 anos”, pontuou Rodrigo Melo, diretor médico.

Emocionada com a cura do avô, Valéria Batista agradeceu toda equipe médica. “Essa é uma sensação maravilhosa, meu avô é a peça chave da nossa família, e para todos, esse momento é muito significativo. Acredito que além da medicação adequada que ele precisou nesse período, o atendimento médico também foi essencial para o progresso da cura, uma equipe bem atenciosa”, declarou.

O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, também acompanhou de perto a superação do primeiro caso de internamento hospitalar e reforça o cuidado que todos devem ter nesse período da pandemia.

“Hoje é um dia muito feliz para todos, tivemos a alta do primeiro caso que precisou de internamento no Pronto Atendimento do novo Coronavírus em Barreiras, que foi criado por iniciativa da Prefeitura de Barreiras em parceria com o Governo do Estado, ofertando um atendimento direcionado. Agradecemos a equipe de saúde que cuidou e acompanhou o tratamento desse primeiro paciente do município de São Desidério. A Prefeitura de Barreiras tem trabalhado todos os dias contra esse vírus com diversas ações, os atuais 29 casos positivos específicos no nosso município, não evoluíram para o quadro de internação, mas caso precisem, encontrarão um Hospital composto por uma equipe capacitada e humanizada”, destacou Anderson Vian.