Prevenção contra o câncer de mama, crise compulsiva e manuseio do DEA foram temas de capacitação do SAMU, em Barreiras

Nesta sexta-feira (14), os profissionais técnicos em enfermagem, enfermeiros, condutores, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ainda, os internos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb/Uninassau), participaram de mais um treinamento promovido pela equipe do SAMU/Base, com a proposta de manter os serviços e assistência médica com qualidade ofertada diariamente à população.

Logo de início, a técnica de enfermagem Deuselita Fonseca falou sobre a prevenção do câncer de mama enfatizado na Campanha Nacional Outubro Rosa com orientações explanadas na Sala de Espera e que também fazem parte do cotidiano da equipe. Os treinamentos acontecem mensalmente para toda equipe multiprofissional, e neste mês os temas discutidos e colocados em prática enfatizaram sobre crise convulsiva, dispositivos de baixo e alto fluxo de oxigênio, ministrados pela coordenadora Samara Barbosa.

Já os técnicos de enfermagem, Thais Novais e Gilmárcio Alcântara, palestraram sobre o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho utilizado para reanimação cardíaca. Durante o treinamento foi apresentado ainda um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais.

Ao final desse encontro mensal, foram sorteados brindes entre os participantes. “Seguimos com as propostas apresentadas no Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde de Barreiras, que preza pela qualificação dos profissionais e o atendimento de qualidade para os pacientes da Capital do Oeste e demais municípios. Trabalhamos todos os meses com temas relevantes e relativos à nossas ações diárias, nesse em específico, trouxemos também a temática do Outubro Rosa, mostrando para todos que a prevenção do câncer deve ser diário e feito por todos”, comentou a coordenadora Samara Barbosa.

Dircom/PMB – 14.10.2022 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo