Prevenção às doenças causadas por esforço repetitivo foi foco de ação junto aos servidores da CIR, em Barreiras

Como forma de chamar a atenção para os cuidados e prevenção das doenças ocupacionais, causadas pelo esforço repetitivo, os setores da Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Mental, Recursos HumanoS e equipe do Cerest, todos da Secretaria de Saúde, se uniram para oferecer aos servidores da Central Integrada de Regulação (CIR), um momento de orientação e relaxamento.

A ação, realizada na quinta-feira (17), reuniu os mais de 20 profissionais que atuam na Central para um acolhimento com ginástica laboral e dinâmica focando na prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A descontração ficou por conta de músicas cantadas pelos participantes e acompanhadas por violão.

“Estes profissionais enfrentam uma jornada de trabalho densa, com digitação intensa, o que acaba fazendo com que permaneçam na mesma posição, por horas seguidas, daí a importância de alongar e colocar em prática os exercícios que aprenderam durante a ação”, relata a enfermeira do trabalho, Kadya Carlos. Lembrando que a iniciativa foi posta em prática também para lembrar o Dia Mundial de Combate às LER/Dort, comemorado em 28 de fevereiro.

A data chama atenção para as duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros. “Orientar medidas de prevenção às lesões causadas por esforços repetitivos e, assim, promover a saúde física e mental destes profissionais foi nosso objetivo, com a iniciativa levada até a CIR. A gente entende que eles ocupam funções extenuantes, então, é notório a satisfação de todos quanto com esta atenção tão merecida”, explica a coordenadora do Cerest, Janaína Oliveira.

Dircom/PMB – 18.03.2022

  • Compartilhe: