Prefeitura e Embasa visitam escolas municipais para divulgar o Concurso de Desenho da Semana da Água em Barreiras

O Cerrado é considerado o coração do Brasil, esse Bioma é referência não somente por estar localizado na região central do país, mas principalmente, por ser o local de onde brotam veios d’água que alimentam parte das bacias hidrográficas brasileiras. Assim, neste ano de 2023, o Bioma Cerrado é a inspiração para o Concurso de Desenho da Semana da Água em Barreiras, com o tema “Um olhar para o Cerrado: Berço das Águas”, destinado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental II que integram a rede municipal de ensino.

A ação acontece em parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura e Turismo e de Educação, e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Para divulgar detalhes do concurso e interagir com os adolescentes interessados, o coordenador ambiental Ronaldo Ursulino e a técnica da Embasa, Joana Tomasi, estão visitando as 22 escolas com salas de aula do 9º ano. Nesta tarde de quarta-feira (8), a equipe esteve na Escola Municipal Alcyvandro Liguori Luz II, que foi destaque na edição anterior com a fotografia vencedora da estudante Julia Costa.

Os técnicos explicaram as regras de participação, que neste ano será na modalidade presencial e votação popular online. Os desenhos serão pré-selecionados pela mobilizadora escolar e três projetos por escola deverão ser inscritos e protocolados na Embasa no período de 13 a 15 de março. Este ano o Concurso de Desenho da Semana da Água em Barreiras conta com o apoio das empresas Atlas, Tetra+, Mix Soluções Ambientais e Papelaria Irmãos Ribeiro, que abraçaram a proposta do Projeto e estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município. Os resultados serão divulgados no Dia Mundial da Água, dia 22 de março.

“Essa animação e envolvimento escolar nas esferas de preservação ambiental é muito importante, porque esses adolescentes são o futuro em todos os aspectos. Então, quanto mais cedo eles despertarem para a preservação ambiental, para proteção do Bioma Cerrado e reconhecerem as nossas belezas naturais, será melhor. Eles são protagonistas sociais e através das práticas socioambientais, poderão ser formadores de opinião”, disse Joana, técnica da Embasa.

Os adolescentes estavam ansiosos, e o estudante Victor Barbosa garantiu que será o ganhador. “Eu já pesquisei e tenho em mente todo o desenho que vou apresentar. Quero mostrar a beleza das águas através das nascentes e lagoas da nossa região, trazendo o prêmio de melhor desenho para nossa escola de novo”, falou sorridente.

O coordenador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade destacou que além da sensibilização com os estudantes e população, a Semana da Água terá a oportunidade de deixar para o futuro intervenções que garantam a preservação do Bioma Cerrado e seus recursos hídricos.

“Todos precisam conhecer e sentir a beleza dos berços de água do Cerrado, da fauna, flora e todos os elementos, que garantem nossa qualidade de vida. Estamos numa região abençoada pela natureza e que precisa de cuidados, então despertar nesses jovens a responsabilidade socioambiental, fortalecer as ações de educação ambiental principalmente ligados aos nossos rios, cachoeiras, nascentes, veredas, lagoas naturais e aquífero é o nosso propósito”, disse Ronaldo Ursulino.

O coordenador ambiental ainda lembrou que toda população está convidada para a cerimônia de premiação e comemoração do Dia da Água no dia 22 de março na Praça Duque de Caxias, com exposição de maquetes das nascentes de rios e distribuição de mudas nativas do Cerrado.

Dircom/PMB – 9.3.2023