Prefeitura de Barreiras vacina mais de 60% dos idosos na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (H1N1) teve início na última segunda-feira (23). Em Barreiras, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, adotou importantes estratégias no esquema de vacinação com objetivo de resguardar e proteger os idosos nesse período de pandemia contra o novo Coronavírus (Covid-19). Com atendimento em domicílio e em pontos de “Drive thru”, já foram vacinados contra a gripe nessa primeira semana da Campanha, 68,66% dos idosos, número recorde de todas as campanhas realizadas com esse público, e 50,50% dos profissionais da saúde.

Com esse grande alcance, a quantidade de vacinas recebidas acabou e a Campanha está suspensa até a próxima sexta-feira (02), quando chega um novo lote a ser liberado pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Secretaria de Saúde informa que a primeira fase da Campanha contra a Influenza irá terminar somente no dia 15 de abril, e que através da vacinação em domicílio e nos pontos de “Drive thru” (vacinação sem sair do carro) nos postos de vacinação concentrados na Câmara Municipal de Vereadores, 10º BEIC e Rodoviária, já foi possível vacinar mais de seis mil idosos.

“Esse é o momento de cuidado e prevenção contra a proliferação da Covid-19, assim, através das diversas estratégias já adotadas, em especial no cuidado com nossos idosos contra o vírus da Influenza, satisfatoriamente já vacinamos 6.151 idosos e 2.178 profissionais da saúde contra a Influenza. Ainda não foi concluída esse primeira etapa, mas a prevenção contra a gripe está sendo alcançada mais rápido do que em campanhas anteriores, falta pouco mais de 30% do publico alvo. Esse é o nosso objetivo, atender todos de maneira humanizada”, pontuou o secretário Anderson Vian.

A moradora do Bairro Jardim Ouro Branco, Uyara Castelo Branco, ficou satisfeita com a ação nesse período em que o mundo respira cuidado e cautela. Ela acompanhou de perto a vacinação realizada em sua mãe, dona Arlete Castelo Branco, 70 anos e sua avó Neucina de 98 anos. “Essa foi uma ação muito válida, sabemos que a vacina da gripe não protege contra esse novo coronavírus, mas contribui na imunização dos idosos, que são os principais alvos dessa pandemia. Foi muito gratificante receber a equipe de vacinação em casa, momento em que também estamos cumprindo a determinação de ficar de quarentena, evitando aglomerações e nos cuidando. Esse cuidado com nossos idosos é muito importante”, declarou.

Do mesmo sentimento compartilha a filha de dona Francisca de 79 anos, moradora do Bairro Vila dos Funcionários. “Minha mãe se sentiu muito segura com a equipe de vacinação em sua residência, não foi preciso ela sair de casa para ir à Unidade de Saúde, a Prefeitura está de parabéns por essa ação de não expor nossos idosos nesse momento”, disse Antônia de Souza.

Os atendimentos de casa em casa serão retomados com a chegada do novo lote de vacinas e seguirá acontecendo das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os idosos que nesse período não conseguirem se vacinar contra a Influenza poderão agendar a visita com o vacinador através dos telefones (77) 3613-9841 e 99813-0287 (Whatsapp). A partir do dia 14/04, a Campanha se estenderá às comunidades rurais também com atendimento direcionado.