Prefeitura de Barreiras reúne Comissão Especial para traçar estratégias no enfrentamento aos impactos causados pela chuva e atuar na prevenção

Diante do cenário que se estabeleceu devido a intensidade das chuvas em toda a Bahia, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 27, na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, com representantes da Prefeitura de Barreiras, 17º Grupamento de Bombeiros Militar e Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, para definir estratégias e adotar medidas para atuarem no enfrentamento das ocorrências e possíveis danos que as chuvas venham  causar no município.

Participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; subsecretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Cristiano Rans; coordenador da Defesa Civil, Tiago Cleber; secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; subsecretária de Educação, Cátia Alencar; subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Carmelita Pimentel; comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira; diretor e subdiretor da Cootrans, Rondinele Carvalho e Carlos Reis; bem como os Bombeiros Militares, Major BM Reijane e SD BM Pablo e o vice-reitor da UFOB, Antônio Oliveira.

O 17° GBM, que atua em todo o Oeste Baiano, destacou as principais ações que estão sendo executadas neste momento. “Estamos dando assistência às comunidades de Barreiras, a exemplo do Barreiras Norte, no Conjunto Habitacional Rio Grande, e ontem, estivemos com as nossas equipes na Morada da Lua retirando as pessoas que tiveram suas casas alagadas. Hoje tivemos essa reunião, que foi muito importante, onde traçamos estratégias caso os níveis dos rios continuem a subir e de que forma nós vamos atuar, já deixamos alinhado com o município os equipamentos que serão utilizados e os meios de como chegaremos a essas localidades”, disse a Major BM, Reijane Dantas.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia também disponibilizou o espaço da Reitoria para recebimento de donativos, que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade nesse momento, bem como na logística de transporte. “A UFOB é uma Universidade totalmente comprometida com o social e nada mais importante do que nesse momento de fragilidade, nós, juntamente com a Prefeitura de Barreiras, Corpo de Bombeiros e demais instituições parceiras, ajudarmos dando o total apoio necessário na logística e arrecadação de itens de utilização para as famílias nesse momento de fragilidade” destacou o vice-reitor, Antônio Oliveira.

Desde ontem, as atividades por parte da gestão municipal estão sendo intensificadas nos pontos mais críticos e de alerta. Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, o momento é de unir forças para minimizar os impactos causados pela chuva em Barreiras. “Essa foi uma reunião importante e produtiva, onde tivemos a oportunidade de alinhar as ações, tanto da Prefeitura, suas secretarias e órgãos, quanto do Corpo de Bombeiros e da UFOB que vem somar e contribuir conosco. Nós deixamos claro, qual o papel de cada uma dessas entidades nesta ação preventiva e corretiva em relação às chuvas aqui na nossa cidade. Direcionamos algumas ações, para que nós possamos ter êxito no que estamos fazendo”, ressaltou Emerson Cardoso, avaliando de maneira positiva a reunião e reforçando que a ideia agora, é integrar ainda mais as instituições e reforçar o trabalho que está sendo feito.

Atualmente, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, está acolhendo as famílias que estão desabrigadas por conta das chuvas em três pontos de apoio: no Colégio Municipal Padre Vieira, Albergue São José e na Associação Amigos do Oeste da Bahia – AMOB. Nesses locais, estão sendo oferecidos alimentação, kit de higiene pessoal e acomodação com colchões e cobertores. Além disso, a Gestão Municipal, em uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e Universidade Federal do Oeste da Bahia estão iniciando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água mineral, material de higiene e limpeza ou itens de higiene pessoal, roupas, calçados e colchões. As doações podem ser entregues na sede do 17° Grupamento de Bombeiros Militares, situada na Rua Capitão Manoel Miranda.

Dircom/PMB 27.12.2021