Prefeitura de Barreiras reforça ações de combate à Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela

Equipes de limpeza da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras estão redobrando os trabalhos de poda de árvores, recolhimento de entulhos e higienização de ruas e espaços públicos da cidade. Tudo, para, além de combater o novo Coronavírus, evitar a proliferação das chamadas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela). Os trabalhos contam com os esforços de mais de 160 homens e mulheres que integram as equipes de limpeza, divididas em diferentes pontos da cidade.

Nesta terça-feira (12) as ações estão no bairro Novo Horizonte e na BR 135, mas recentemente passaram pela praça do Flamengo, bairro Morada Nobre, BR 242 (próxima a barreira sanitária), Recanto dos Pássaros, além de higienização da feira da Vila Rica e todos os becos do Centro Histórico da Cidade. Estes trabalhos são ininterruptos, porém, neste período, considerado de maior incidência de novos casos das arborivores, são intensificados.

O secretário municipal de infraestrutura que traz detalhes sobre os trabalhos, também chama a atenção dos munícipes para o cuidado com a limpeza pública. Para que a cidade fique limpa a contribuição da população deve ser ativa através de atitudes simples e eficazes como: manter lotes limpos e murados, fazendo a capina sempre que necessário, evitar jogar lixo em calçadas, ruas, praças, terrenos e até mesmo dentro dos Rios, bem como fazendo o descarte correto de resíduos sólidos, evitando colocar materiais de construção nos passeios, o que prejudica o trânsito de pedestres e pessoas com deficiência.

“Cumprimos um cronograma de ação que abrange toda a cidade, este ano, além de combater a disseminação das doenças já conhecidas, lutamos contra um novo inimigo: o coronavírus. Para isso, nossas equipes estão se desdobrando nas varrições e capinas diárias, inclusive aos sábados e domingos. O trabalho não para e conta com 10 pessoas nas roçagens de matos, 40 nas capinas e 110 varredores. Além disso, contamos com as equipes fixas de coleta de lixo”, diz o secretário João Sá Teles.

Covid-19 – Desde o início da pandemia do coronavírus a Prefeitura de Barreiras adotou ações estratégias de combate e controle. O município adotou as barreiras sanitárias no aeroporto, terminal rodoviário e rodovias, vacinação em domicílio e “drive thru”, higienização de pontos estratégicos, distribuição de medicamentos para idosos em domicílio, assim como a emissão de decretos com medidas de prevenção e controle para enfrentamento à doença, tendo o isolamento social como principal recomendação da autoridade sanitária.