Prefeitura de Barreiras recebe doação de 15 monitores multiparamétricos para o enfrentamento do novo coronavírus

Em mobilização durante a pandemia contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, produtores, pecuaristas, empresários e sociedade civil doaram na tarde dessa terça-feira (28), 15 monitores multiparamétricos para a Prefeitura de Barreiras, sendo que dez desses equipamentos serão usados no Pronto Atendimento Coronavírus no Hospital Municipal Eurico Dutra e cinco no atendimento clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

A assinatura do termo de doação celebrado pelo Instituto AIBA junto à Prefeitura de Barreiras contou com a presença do prefeito Zito Barbosa, secretário de saúde Anderson Vian, diretor médico do Pronto Atendimento Coronavírus, Rodrigo Mello, a coordenadora administrativa da UPA, Jamile Rodrigues, o diretor médico da UPA, Lancaster Diniz, também dos agricultores Maurício Gatto, Hélio Hoppe, Sávio Mena, Rosi Cerrato, Zeca Alípio, do pecuarista Antônio Balbino e os promotores de justiça André Fetal e Artur Rios.

De acordo com o pecuarista Antônio Balbino, a mobilização feita pelos produtores e empresários do Oeste surgiu após articulação com o Comitê Interinstitucional de Operações de Emergência, fórum articulador criado pela Administração Municipal cujo objetivo além de receber doações para o enfrentamento do coronavírus, também conta com a participação da sociedade nas medidas adotadas pelo governo nesse momento de pandemia.

“Agradecemos ao grupo de empresários que em menos de 72 horas após a mobilização, profissionais como médicos veterinários até empresários do comércio e ligados ao agronegócio, conseguiram mobilizar essa doação tão significativa para esse momento vivenciado por todos. Essa é uma guerra que estamos começando, não sabemos até onde vai esse problema e a gravidade, mas esperamos que não seja tão árdua e que com nossos esforços seja superada com êxito. Esse é um momento de agradecer em público a todos aqueles que numa velocidade tão rápida mostraram que são solidários e com prontidão no atendimento”, pontuou Balbino.

Segundo o secretário de saúde, Anderson Vian, os novos monitores irão auxiliar nesse momento de pandemia e posteriormente, no atendimento médico nas duas unidades de saúde. O prefeito Zito Barbosa agradeceu por mais uma significativa doação ao município de Barreiras que irá auxiliar no enfrentamento ao coronavírus. “Agradeço imensamente a Deus pela proteção da nossa cidade, agradeço também aos produtores, agropecuaristas e empresários pelos gestos nobres e a iniciativa de nos ajudar a cuidar da saúde do nosso município, principalmente nesse momento em que estamos enfrentando uma guerra contra um inimigo invisível, o coronavírus. Agradeço também toda equipe da saúde e demais profissionais que têm realizado um excelente trabalho no controle e monitoramento desse vírus. Dentre as dez maiores cidades da Bahia, Barreiras é a cidade que tem o menor índice de contaminação pelo coronavírus, isso se deve a todos que nesse momento também realizam o papel social, estamos confiantes que em breve vamos vencer essa guerra”, destacou Zito Barbosa.