Prefeitura de Barreiras realizará em parceria com a SESAB, o Rastreamento do Câncer de Mama em mulheres entre 50 e 69 anos

A equipe do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará na próxima semana, entre os dias 14 e 30 de janeiro, realizando atendimentos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos na sede do Programa Idade Viva, no bairro São Pedro. Com apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é atender duas mil e duzentas mulheres no município.

Tendo como objetivo, orientar a importância dos exames, o acompanhamento no tratamento contra o câncer de mama e a realização da mamografia, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama realizará uma média de 140 exames por dia. Para a realização desses exames, as mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, devem procurar a unidade mais próxima de suas residências e preencher o pedido de mamografia. Na oportunidade, as pacientes serão orientadas sobre a data e o local de atendimento na unidade móvel do Programa. É necessário levar os documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência e cartão do SUS.

“O câncer de mama é a doença que mais tem elevado o número de casos em todo país e pensando na saúde das mulheres, estamos com a estrutura quase pronta para receber todas que devem realizar o exame da mamografia e o acompanhamento adequado. Essa equipe da SESAB fortalecerá ainda mais o trabalho já desenvolvido nas Unidade de Saúde do Município, uma vez que enfatizamos ao longo de todo ano a importância dos exames periódicos e o acompanhamento no tratamento contra o câncer de mama no Centro de Atendimento à Mulher – CAM e também na campanha Outubro Rosa, mês dedicado às buscas ativas e orientações”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Os atendimentos iniciarão a partir das 07h e para comodidade das pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um cronograma de atendimento onde as mulheres poderão realizar o exame de mamografia com mais facilidade e tranquilidade, confira abaixo.