Prefeitura de Barreiras realiza programação especial durante o mês da mulher

No mês dedicado à mulher, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, vem realizando várias atividades voltadas para atenção às mulheres. O Centro realizou uma tarde de piquenique, na quarta-feira (13), com as mulheres assistidas pelo serviço, que hoje é um dos principais suportes no atendimento e acolhimento às vítimas de violência doméstica. As atividades, que incluíram também aula de zumba, debates e roda de conversa, aconteceram no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Fabiana Grossi, professora da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB e a aula de zumba ao ar livre, conduzida pelo professor Leandro Braga.

Já na quinta-feira (14), cerca de 60 colaboradoras da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), da Faculdade São Francisco de Barreiras, participaram da palestra com o tema “Amarras Culturais e os Avanços na Luta pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. As orientações foram repassadas pela coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim, a advogada também do CRAM, Irenilta Castro e a tenente PM Nina Marques, da Ronda Maria da Penha.

Desde 2015, mas de 400 mulheres estão cadastradas no Centro. Segundo a coordenadora, as atividades diferenciadas fortalecem o vínculo de confiança com o público feminino e a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

“Esses eventos nos permitem ratificar a importância do papel da mulher na sociedade, a essência do ser feminino e sobre como a luta para o fim da violência deve ser diária, fazendo com que elas entendam o quanto são importantes e quais os seus direitos para não permitir que nada venha fazê-las sofrer”, disse Fabiola Bomfim.

Até o final do mês outras atividades estão programadas em diversos bairros e instituições de Barreiras, com o tema Março Mulher, conforme cronograma do CRAM.

20/03 – Roda de Conversa sobre violência contra a mulher para grupo do PAIF no CRAS I

21/03 – Treinamento para acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência para enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital do Oeste (HO)

27/03 – Palestra sobre Violência contra a Mulher com grupo de Mulheres atendidas pelo CRAS III São Pedro às 09h (manhã) e às 15h

Dircom/PMB – 15.03.2019