Prefeitura de Barreiras realiza obras na infraestrutura do Bairro Morada Nobre para prevenir alagamentos

Desde o fim de agosto, a Prefeitura de Barreiras vem realizando intervenções na infraestrutura do Bairro Morada Nobre. Nas proximidades da Avenida Dona Vitalina, as máquinas se revezam na limpeza das ruas, encascalhamento e recuperação do principal trecho do canal entre o Morada Nobre I e II. A obra vem sendo acompanhada de perto pelo prefeito Zito Barbosa, sob a condução da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Barreiras tem sempre múltiplas necessidades de obras estruturantes, sabemos das demandas dos moradores da Morada Nobre I e II, estamos sempre dialogando com a comunidade e a Associação do Bairro em busca de soluções. Conseguimos agora, com recursos próprios, iniciar as intervenções no canal de macrodrenagem com alinhamento e aprofundamento do leito para acabar com as inundações. No curso das ruas e avenidas, utilizaremos manilhamento para que o trânsito flua com tranquilidade durante todo o ano”, destacou Zito, que tem visitado a obra com frequência na companhia da vice-prefeita Karlúcia Macêdo.

Animada com as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura, a moradora Luceli Guedes comentou o clima no bairro com as intervenções. “Nós do Bairro Morada Nobre II estamos muito felizes, porque hoje conseguimos que olhassem por este bairro que foi tão esquecido. Em tempos de chuva, o acesso estava difícil por conta dos alagamentos e agora, com a instalação das manilhas, limpeza e iluminação das ruas o bairro ganhou uma nova vida”, destacou a moradora.

Além de alinhar trechos do canal, a Prefeitura tem realizado o preenchimento de áreas propícias ao alagamento, fazendo uso do cascalho extraído no leito do Rio Grande durante o trabalho de desassoreamento do rio, além da limpeza e encascalhamento de diversas ruas que não ofereciam condições de tráfego. De acordo com o secretário de infraestrutura, o canal de macrodrenagem faz o escoamento do excedente de água do Rio de Ondas no período chuvoso que desemboca no Rio Grande. Essa obra irá facilitar a circulação de pedestres e veículos nas imediações.

“Esse trecho do canal no Morada Nobre, conduz água do antigo Canal do Rego, que alimentava as turbinas da antiga hidrelétrica Geraldo Rocha. No tempo de chuva, a vazão provoca alagamentos e transtornos aos moradores. O aprofundamento e alinhamento em trechos estratégicos irá aumentar a capacidade de escoamento do canal”, explicou o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles.