Prefeitura de Barreiras realiza o II Mutirão de Cirurgias Pediátricas no Hospital Municipal Eurico Dutra

Em um ambiente todo colorido e cheio de descontração, crianças de 1 a 14 anos foram recepcionadas no Hospital Municipal Eurico Dutra, na noite dessa quinta-feira (09), para participar do II Mutirão de Cirurgias Pediátricas que acontece interligado ao XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, através da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, a ação da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, realiza nessa sexta-feira (10) e sábado (11) cirurgias de hérnia, fimose, correção de má formação dos testículos e procedimentos de otorrinolaringologia.

O acolhimento às crianças e familiares contou com a participação da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de saúde, Anderson Vian, da coordenadora de cirurgias eletivas Ana Paula Miranda, coordenadora do Centro Cirúrgico, Karyne Souza, dos médicos Lívia Gonzaga e Angevaldo Lima, e da equipe de enfermagem que realizarão ao longo dos dois dias os procedimentos cirúrgicos.

“Agradecemos a Deus por mais essa oportunidade em poder contemplar nossos munícipes com esse segundo mutirão. Uma das prioridades do prefeito Zito Barbosa, é zelar pelo bem estar da população, assim, o trabalho humanizado é realizado de maneira contínua para que todos os usuários da saúde pública sejam contemplados da melhor maneira. Nesse final de semana que comemoramos o dia das mães. Desde já desejamos sucesso nas cirurgias e uma ótima recuperação à todos”, disse Karlúcia Macêdo.

De olho no filho fazendo pinturas na recepção, José Procópio não vê a hora da realização da segunda cirurgia de hérnia em Elias, de apenas um ano e quatro meses. “Agradeço a Deus por mais essa oportunidade, o meu filho participou do primeiro mutirão e novamente foi contemplado. Estávamos já preocupados em conseguir dinheiro para a realização dessa cirurgia, porque é muito cara, essa, com certeza é uma grande oportunidade”, disse.

A avó Gildete dos Santos e a mãe Tatiana dos Santos também estavam ansiosas pela cirurgia de adenoide em Vitória Gabriela. “Ficamos ansiosas sempre com intervenções cirúrgicas, agradecemos a prefeitura pelo atendimento, foi muito rápido. Creio que Deus está no comando de tudo e estamos na torcida de outras oportunidades como essa para o município”, destacou.

Em abril, Barreiras se destacou entre os municípios brasileiros que mais realizaram cirurgias pediátricas durante o XII Mutirão Nacional em 2018, ficando em primeiro lugar na Bahia e quarto no Brasil, os dados são da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica que levou em consideração o mutirão nacional. Na oportunidade, as equipes do Hospital Municipal Eurico Dutra envolvidas no mutirão, operaram 14 crianças com 20 cirurgias e também foram revistos nove procedimentos de otorrinolaringologia.

De acordo com o secretário municipal de saúde, dessa vez o II Mutirão de Cirurgias Pediátricas realizado em Barreiras contemplará 34 crianças. “Mais uma vez o prefeito Zito Barbosa abraçou a proposta da Associação Brasileira de Cirurgias Pediátrica e contempla as crianças do nosso município com esse mutirão. O nosso principal objetivo é encerrar as demandas reprimidas no município, atendendo todos de forma humanizada e célere. Em 2018, fomos o único município da Bahia a atender 14 crianças em procedimentos cirúrgicos no mês em que comemorados o dia mundial de pediatria, esse ano foi possível mais que dobrar as ofertas”, frisou Anderson Vian.