Prefeitura de Barreiras realiza mutirão para triagem de Catarata e Pterígio

A partir da próxima segunda-feira (28) até quarta-feira (30), a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, promove mais um grande mutirão de triagem para Catarata e Pterígio. Os pacientes que estejam com pedido ou indicação médica para a realização dos procedimentos devem se dirigir à sede do Programa Idade Viva (em frente ao Hospital Municipal Eurico Dutra) no horário das 7h às 17h. É necessário apresentar cópia e original da carteira de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

“Durante o mutirão os pacientes passarão pela triagem para detecção das doenças. Os casos em que o diagnóstico for positivo tanto para Catarata quanto para Pterígio já sairão de lá com as cirurgias agendadas para o início de dezembro no Hospital Eurico Dutra”, explica o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizeti Alves Júnior. A ação integra o programa Saúde Humanizada, da Prefeitura de Barreiras e prevê reduzir a demanda reprimida decorrente do período da pandemia.

Sobre as doenças – Tanto a Catarata quanto o Pterígio são doenças oftalmológicas. O Pterígio é uma doença externa e mais comum em climas tropicais que é aparente a olho nu por formar uma espécie de “carninha” no canto de um ou dos dois olhos. Já a catarata atinge o cristalino, a lente que fica na parte interna do olho, que de transparente passa a opaca e promove a perda gradual da visão.

Dircom/PMB – 25.11.2022

  • Compartilhe: