Prefeitura de Barreiras realiza capacitação para educadores físicos com o técnico da seleção brasileira de futsal, Marquinhos Xavier

Por meio dos Projetos Educa Barreiras e Brincar e Viver, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início nesta quinta-feira (25), à Capacitação para Educadores Físicos e Técnicos de Futsal da região Oeste, ministrado pelo técnico da seleção brasileira de futsal, Marquinhos Xavier. A capacitação se estenderá nesta sexta-feira (26) e sábado (27), com a proposta de proporcionar aos profissionais da área, as técnicas relacionadas ao futsal, os tornando também facilitadores nos ambientes escolares.

A abertura do evento aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença da secretária de educação, Gabriela Nogueira; do diretor de Esportes, Lucas Quirino; do subdiretor Danilo Farias, dos subcoordenadores Antônio Relson e Ney Barbosa, além de educadores, técnicos e empresários.

Com o tema “Liderança, Trabalho em Equipe, Resultados”, Marquinhos Xavier fez a sua primeira palestra, e já nesta sexta-feira foram abordadas as temáticas: Métodos de Ensino-Aprendizagem e Treinamento; Metodologias aplicadas ao Futsal; Construção do sistema de defesa e construção do sistema de ataque. No sábado,27, pela manhã serão abordados os temas: Conceitos adaptados no Futsal e Conceitos adaptados para exercícios, finalizando no período da tarde,  com a parte prática, onde o técnico irá demonstrar algumas de suas técnicas de treinamento na quadra de futsal do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade.

“Um prazer imenso estar em Barreiras realizando essa capacitação para educadores físicos e profissionais de futsal da cidade e região. Nosso objetivo é atender a expectativa de todas as pessoas, além da parte técnica, irei também realizar um Workshop de atividades práticas e passar de perto minha experiência. Esperamos também que todos esses conhecimentos compartilhados nesses três dias de encontro sejam trabalhados com as crianças e jovens deste município, na perspectiva de se formar também, bons profissionais do futsal”, destacou Marquinhos Xavier.

Conforme a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, educar não é apenas escolarizar crianças e jovens, é também formar cidadãos com dimensões sociais, psicológicas e biológicas. Esse tripé que compõe o processo educativo é aperfeiçoado através do esporte, seja em campeonatos infanto-juvenis como também em campeonatos profissionais, que envolvem a comunidade.

“A atual gestão municipal entende que a educação vai além do letramento. A  socialização e a experimentação de novas habilidades fazem parte desse processo de ensino-aprendizagem trabalhados nos ambientes escolares, mas que também podem ser encontrado e moldado com as atividades esportivas, por isso, é uma honra receber o técnico da seleção brasileira de futsal em Barreiras, esse é um momento de compartilhar experiências e conhecimentos com nossos educadores e profissionais do esporte. Desejamos sucesso e que todos aproveitem esse momento teórico e prático com Marquinhos Xavier, oportunidade única para esses educadores físicos e profissionais amantes do esporte”, pontuou Gabriela Nogueira.

Dircom/PMB – 26.08.2022