Prefeitura de Barreiras realiza busca ativa para encaminhar moradores de rua a abrigos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Barreiras através da equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), está dando continuidade aos serviços socioassistenciais com ações de conscientização de pessoas em situação de rua. No período da pandemia, um dos instrumentos tem sido a “busca ativa” com objetivo de encaminhar essas pessoas aos abrigos disponíveis na cidade.

A ação tem o apoio importante da Casa de Retiro São Bento e o Albergue São José, pertencentes à Diocese de Barreiras. Após a acolhida nestes locais, são ofertados serviços de higiene pessoal, encaminhamento para atendimento médico e psicológico, acompanhamento social, alimentação e passagens para cidade de origem, caso solicitado pelo usuário. Além de orientações sobre os cuidados essenciais de higiene, a importância de lavar as mãos, o uso do álcool gel e máscaras para conter o coronavírus.

“Nossa técnica equipe técnica junto com os abrigos Casa de Retiro São Bento e o Albergue São José estão organizado atividades como: roda de conversas, Cine Pipoca, atividades físicas, reunião em grupo para redução de danos, jogos de tabuleiros, dinâmica de perguntas e respostas, convivência social, reflexão acerca da importância dos vínculos familiares, a fim de buscar a permanência dos usuários, evitando assim a sua circulação”, destacou o coordenador do Centro Pop, Fernando Azevedo.

Segundo a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a Prefeitura vem fortalecendo de modo contínuo as ações em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Com a dura realidade da Covid-19 no nosso país, as pessoas que dependem da assistência social ficaram ainda mais fragilizadas, então o nosso trabalho tem sido diuturno no sentido de prevenir a disseminação do vírus, oferecer abrigo, orientação e acesso aos serviços socioassistenciais”, disse Karlúcia.