Prefeitura de Barreiras realiza audiência e chama a sociedade para revisão do Plano Diretor

Na noite da última quinta-feira, 12, Barreiras deu mais um passo para revisão e atualização do Plano Diretor da cidade, a primeira audiência pública realizada na Câmara de Vereadores reuniu representantes de vários segmentos da sociedade, que dialogaram com o arquiteto Ênio Perin sobre os principais pontos da metodologia de adequação do plano instituído em 2004 pela lei 651/2004.

Durante sua explanação o arquiteto destacou que a revisão é uma necessidade e enfatizou os pontos que vão orientar o trabalho dos técnicos do município e ainda pontuou as áreas da cultura, educação, saúde, meio ambiente, lazer e urbanismo como prioridades.

A audiência foi o primeiro espaço de escuta de professores, estudantes, empresários, lideres de associações, sindicatos e técnicos do poder público para contribuições a revisão do Plano. A mobilização da população na discursão das questões relativas à cidade, as alternativas e soluções para novos e antigos problemas urbanos e rurais deu o tom as discussões e aprofundamentos dos desafios em relação á arquitetura, trânsito, crescimento populacional e outras vertentes do desenvolvimento do Município.

interna-plano1

De acordo com o Vice Prefeito de Barreiras e Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana do município para qualidade de vida da população.

“A nossa Barreiras é uma dádiva, a sua localização, suas belezas naturais, a diversidade da nossa população, as suas potencialidades, essas qualidades todas nos leva acreditar em seu futuro, mas precisamos prepará-la para assegurar esse futuro. A construção do Plano Diretor com planejamento participativo é o melhor caminho. Esse é o momento do diálogo entre governo e sociedade, sociedade e governo”. Declarou Paê Barbosa.

O Plano Diretor de Barreiras de 2004, passa pela sua primeira revisão após 11 anos, as mudanças são necessárias em decorrência do acelerado crescimento populacional da cidade na última década, ultrapassando 150 mil habitantes.

O Prefeito Antonio Henrique ressaltou a importância e o compromisso da gestão com o planejamento participativo na formulação da proposta de mudança e ainda acentuou a necessidade de assegurar os serviços e equipamentos públicos essenciais à comunidade, conclamou o governo e a sociedade a participação em todas as etapas da revisão do plano.

interna-plano2

“A cidade de Barreiras sabe do quanto foi importante à formulação do nosso Plano Diretor em 2004 e deverá envolver neste processo de planejamento participativo para definir o nosso rumo. O povo demanda serviços públicos e o governante tem a tarefa de olhar estas demandas imediatas e urgentes e também a médio e longo prazo com foco no futuro, por isto chamamos a sociedade mais uma vez para discutir o planejamento urbano”, enfatizou Antonio Henrique.

Ao final da audiência foram disponibilizados o Escritório do Plano Diretor no Palácio das Artes na praça Castro Alves e o link no site oficial do município www.barreiras.ba.gov.br e email: planodiretor@barreiras.ba.gov.br para sugestões da população local.