Prefeitura de Barreiras realiza ação de suplementação de vitamina A em alunos da rede municipal de ensino

Desde quarta-feira, 1° de dezembro, alunos de creches e escolas da rede municipal de ensino estão recebendo complemento nutricional com Vitamina A. Essa ação é realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Saúde e de Educação. Um total de 2.932 alunos de  15 creches e escolas serão atendidas com a complementação nutricional até o próximo dia 15 deste mês.

A primeira escola de educação infantil a receber a ação foi o Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Silva de Carvalho Souza, onde 282 crianças foram suplementadas. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A é regulado na Atenção Básica do município pelas nutricionistas Jocely Sousa e Larissa Bello. Nesta quinta-feira, 02, a atividade se estendeu para o Centro Municipal de Educação Infantil Edina Passos, no bairro Vila Nova

A atividade tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, o Programa Saúde na Escola – PSE articula, de forma permanente, ações entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Segundo o secretário de saúde, Melchisedec Neves, essa ação consiste na distribuição da suplementação oral para crianças de 6 meses  a 4 anos e 11 meses de idade por não atingirem, pela alimentação cotidiana, a quantidade diária necessária dessa vitamina no organismo. “A vitamina A, auxilia no crescimento e no desenvolvimento das crianças. Previne cegueira irreversível, cegueira noturna e auxilia em desfechos favoráveis em infecções comuns, como diarreia e infecções respiratórias. Além disso, essa ação demonstra a preocupação da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação em oferecer uma saúde mais humanizada, integrada e inovadora, esse é o nosso objetivo”, destacou o secretário.

Todas as atividades nas Creches e Escolas estão sendo acompanhadas pela diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Aldeci Queiroz e pela subdiretora de Educação Infantil, Kelly Wanessa Souza.

Dircom/PMB 02.12.2021