Prefeitura de Barreiras realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A abertura oficial da 7ª Conferência Municipal de Saúde, etapa municipal em preparação para 10ª Conferência Estadual de Saúde e 16ª Conferência Nacional de Saúde, aconteceu na noite dessa quinta-feira (11), no Hotel Solar das Mangueiras. Para solidificar a temática Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS, a solenidade contou com a apresentação especial do grupo de teatro e de música CoralMente, composto por usuários do CAPS II, regido pelo músicoterapeuta Marco Antônio, que abordaram de forma dinâmica alguns princípios do Sistema Único de Saúde, como equidade, universalidade, integralidade, cidadania e a saúde mental.

Com o cenário produzido pelo CAPS AD, sob a orientação do professor Rondinelly Oliveira, o espetáculo que chamou a atenção do público, contou com a participação especial de funcionários, da subsecretária de saúde Larissa Barbosa, assessora técnica Maria Messias, professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Bruno Klécius, familiar de usuário e componentes da banda RECICLA, que em seguida cantaram o Hino Nacional executado pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal, tem como principal objetivo debater e reunir propostas para a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas do SUS no município. O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, também participou da cerimônia de abertura ao lado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de saúde, Anderson Vian, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, do vice-reitor da UFOB, Prof. Dr. Jacques Miranda, de Lívia Teles, representando o Núcleo Regional de Saúde, e do vereador Alcione Rodrigues, representando o Poder Legislativo.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, esse é um momento participativo, aberto para a população e envolve todos profissionais de saúde. “Essa é uma importante ocasião, a cada quatro anos temos esse momento onde trabalhamos de fato a democracia. Inicia-se hoje, o processo onde estaremos discutindo, propondo e dando sugestões de tudo aquilo que faz parte da nossa vida voltada para a saúde. Essas conferências envolve toda estrutura que rege o SUS, como os seus princípios, que foi muito bem retratado pela equipe do CAPS nessa noite”, destacou Gilvan Ferreira.

Já na manhã dessa sexta-feira (12), o público presente participou da Palestra Magna do dia, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, ministrada pelo professor da UFOB, Bruno Klecius. De acordo com o secretário de saúde, foram abordados ainda três eixos temáticos: Consolidação dos Princípios do Sistema, Saúde como Direito, Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. Além da escolha de delegados foi possível elaborar propostas, que após serem aprovadas em plenária, serão apresentadas na Etapa Estadual da Conferência e posteriormente, na Conferência Nacional de Saúde.

“Precisamos pensar a saúde de maneira macro, e esse é um espaço aberto para que a sociedade civil tenha voz, participe de forma direta das mudanças e no acréscimo no Sistema Único de Saúde, tanto para a zona urbana como a zona rural do nosso município”, disse Anderson Vian.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zito Barbosa salientou os avanços da humanização na saúde e na estrutura de unidades de saúde proporcionada para o atendimento da população. “A 7ª Conferência Municipal de Saúde é uma grande oportunidade para técnicos, especialistas e usuários em geral contribuírem na melhoria da saúde do nosso município. Temos realizado um grande trabalho com significativos avanços em busca da humanização e ampliação da cobertura da saúde básica em Barreiras, destacamos o Centro de Especialização Odontológica, a criação da ala psiquiátrica no Hospital Municipal Eurico Dutra e o CAPS AD que também é um avanço na estrutura municipal. Pretendemos avançar ainda mais, agora, com a construção de novas unidades de saúde, tanto na zona rural como na sede do nosso município. A Conferência irá nortear as ações da saúde em Barreiras nos próximos anos, por isso é importante a participação de todos”, enfatizou o prefeito Zito Barbosa.

A abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde foi prestigiada também por representantes da sociedade civil organizada, militares, instituições, pela secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, chefe de gabinete, Marileide Carvalho, secretário de segurança e trânsito, Júnior Sampaio, coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo