Prefeitura de Barreiras realiza 6ª edição da Caravana da Cidadania, no Bairro Vila Brasil

A 6ª edição da Caravana da Cidadania, a última de 2019, aconteceu nesse domingo (01) na Escola Municipal Juarez de Souza. Moradores dos bairros Vila Brasil, São Miguel, Vila Dulce, Conjuntos Habitacional Rio Grande, Morada Nova, Jardim Ouro Branco, Loteamento JK e do centro da cidade, aproveitaram o domingo para conhecer de perto e utilizar os serviços ofertados pela Prefeitura de Barreiras nas áreas de assistência social, educação, trânsito, meio ambiente, saúde, direitos do consumidor, empreendedorismo, agricultura, cultura, esporte e lazer.

Implantada pela Prefeitura de Barreiras em 2018 com a participação de todas as pastas da gestão, a Caravana que é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho contou com a participação do prefeito Zito Barbosa, primeira-dama Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, dos vereadores Alcione Rodrigues, Cézar da Vila, Silma Alves, secretários e demais colaboradores municipais. Entre os vários atendimentos realizados pela Prefeitura, foram apresentadas à população através da Secretaria de Administração e Planejamento, informações sobre as vantagens de ser um Micro Empreendedor Individual e aos empreendedores informais a importância da formalização. Já a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços mostrou os indicativos de preços e demais demandas em parceria com a Sala do Empreendedor e da equipe do Procon ressaltando os direitos e deveres do consumidor.

Crianças e jovens também tiveram a oportunidade de conhecer o viveiro itinerante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, além do projeto de preservação e recuperação das nascentes e a sala verde com o filme “Guardiões da Biosfera I e II”. Aliando conhecimento e interação, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer fez da escola um local para atividades físicas, contação de histórias, brincadeiras esportivas e muita música com as participações especiais da Banda Municipal 26 de Maio e o Coro Sinfônico da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio.

Após conhecer alguns dos serviços ofertados pela Prefeitura, dona Carmelita de Souza também passou pelo atendimento médico oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou atendimentos com cardiologistas, otorrinolaringologista, ortopedista, clínico geral, nutricionista, gastroenterologista, ultrassonografia além de aferição de pressão, glicemia, testes rápidos de H.I.V, Sífilis e Hepatite, atualização do cartão de vacina e atendimento odontológico na Unidade Móvel de Saúde.

“Foi uma manhã muito proveitosa, às vezes durante a semana não temos tempo de ir ao médico, hoje passei por dois procedimentos e fiquei muito satisfeita com o atendimento e esclarecimento de demais serviços da Prefeitura”, pontuou dona Carmelita que ainda levou para casa muda de moringa, distribuída pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Uma das atividades inovadoras que chamou a atenção da criançada foi a oficina “Minha primeira Horta”, ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia. Os moradores também degustaram receitas nutritivas com aproveitamento de verduras e frutas além do balcão de informação sobre a distribuição de calcário, preparo de solo do Programa Vale Produtivo na zona rural e o Programa Horta nas Escolas.

Com foco na educação do trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito realizou palestras e dinâmicas educativas e emissão do Cartão de Vaga Especial de Estacionamento para idosos e pessoas com necessidades específicas. Já a Secretaria de Assistência Social e Trânsito, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), levou os atendimentos realizados através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), também do Programa Criança Feliz, CRAS em Ação, CREAS e os atendimentos realizados pela Unidade Móvel do Bolsa Família e outros serviços.

De acordo com a coordenadora da Assistência Social, Denise Mesquita, a sexta edição da Caravana fechou com chave de ouro as atividades de 2019, fortalecendo o principal objetivo que é aproximar a população dos serviços prestados pelo município de Barreiras. “Esse é um projeto idealizado pelo prefeito Zito Barbosa para cuidar das pessoas, e continuará com certeza no próximo ano. Encerramos essa sexta edição aproximando cada vez mais o governo de toda população, principalmente nesses bairros próximos ao bairro Vila Brasil. Durante todo o ano, realizamos a Caravana tanto nos bairros da cidade como na zona rural, levando nossos principais serviços, com atendimento médico, orientações sociais os direitos e deveres do consumidor, dentre outros”, pontuou Denise.

  • Compartilhe: