Prefeitura de Barreiras realiza 1ª Feira do Empreendedor – Empreender é para Todos

Com o objetivo de fomentar o fechamento de negócios, além de criar um ambiente favorável para todas as famílias, a Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Administração e Assistência Social e Trabalho, dentro dos Projetos Facilitando e Cidade Legal, realizou na sexta-feira (4), a 1ª Feira do Empreendedor – Empreender é para Todos, na Praça Castro Alves.

Com o apoio da Sala do Empreendedor e do CrediBahia, o evento reuniu empreendedores de segmentos diferenciados, como: vestuário, calçados, bijuterias, acessórios infantis, alimentação, bebidas e artesanato. Os cuidados com o visual também marcaram presença com o salão de beleza itinerante, maquiagem, design de sobrancelhas e até assessoramento bancário, todos juntos na proposta de mostrar o que há de melhor na gastronomia, serviços, artesanato, arte e cultura do Oeste.

Aline Carlos Santos criou uma marca própria de roupa para academia e pela primeira vez participando de um evento aberto, ela viu a oportunidade de expandir a loja que até então funcionava apenas com vendas pela internet. “Está sendo uma excelente experiência de mostrar o meu produto, que é um material único e que leva a minha marca. Já consegui fazer negócios nessa minha primeira participação, e foi um evento muito bem organizado. Já vou me preparar para o próximo ano”, garantiu a empreendedora.
Apresentar seus produtos também foi o objetivo do empreendedor Anderson Almeida, que chamou atenção dos clientes com a produção de cerveja artesanal. “Essa é uma boa oportunidade para nós, empreendedores, conhecer e entender o campo de mercado além do crescimento com relação ao produto ofertado. Esse incentivo da Prefeitura facilita muito, porque muitas pessoas não conheciam a cerveja artesanal e hoje foi um momento de mostrar ao público esse diferencial”, comentou.

De acordo com a secretária de Administração e Planejamento, a Feira do Empreendedor que teve como proposta oferecer oportunidades de geração de renda e mostrar a diversidade dos empreendimentos em Barreiras, também fez parte da programação da Semana do Empreendedor.

“Dia 5 de outubro é comemorado o Dia do Empreendedor, então aproveitamos essa data para valorizar os empreendedores com a realização dessa 1ª Feira do Empreendedor, contemplando o micro e pequeno Empreendedor Individual. O governo Barreiras Capital do Oeste oportuniza o MEI com propostas relevantes como o Projeto Zé Buriti, Vale Produtivo e Empreendedor Destaque, além disso, damos todo o suporte necessário através do CrediBahia, Sala do Empreendedor e também contamos com o apoio do Sebrae. Esse retorno demonstrado nessa 1ª Feira é muito gratificante”, pontuou a secretária Gislaine Barbosa.

Participando do evento, o prefeito Zito Barbosa que esteve acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da secretária de administração Gislaine Barbosa, secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, e de demais autoridades municipais e representantes de órgãos ligados ao desenvolvimento econômico regional, destacou a importância da Feira do Empreendedor e a proposta de fomentar a economia local.

“Estamos felizes em comemorar a Semana do Empreendedor com essa 1º Feira, que dá oportunidade para que os empreendedores possam mostrar seus produtos, tornando um momento de negócio e também de lazer para as famílias. A aceitação foi muito positiva, e através do CrediBahia percebemos o quanto aumentou o financiamento para os microempreendedores, oportunizando dessa maneira as melhores condições em apresentar seus produtos no mercado. Acreditamos que com a participação da Prefeitura em parceria com o CrediBahia, Sala do Empreendedor e o Sebrae, poderemos aumentar cada vez mais o número de empreendedores em nossa cidade”, destacou Zito Barbosa.

Quem compareceu a 1ª Feira do Empreendedor participou de sorteios de prêmios e curtiram o som da Banda Quarquer Uma. As crianças e jovens puderam conferir de perto as apresentações de Robótica preparada pelos alunos da Escola SESI de Barreiras.