Prefeitura de Barreiras promove conscientização sobre necessidade do uso de máscaras durante a pandemia

Com a obrigatoriedade do uso de máscaras, a partir desta terça-feira (5), conforme Lei Estadual nº 14.261, em Barreiras, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Segurança Cidadã e Trânsito, Educação e Administração e Planejamento, deu início a uma ação de conscientização, orientação e fiscalização, incluindo a distribuição panfletos e do item de proteção em locais de maior fluxo de pessoas. A ação levou para linha de frente os secretários Anderson Vian, Júnior Sampaio e prepostos das secretarias de Educação e Administração. Durante a ação de conscientização de hoje, quase 2000 máscaras foram entregues pela manhã e a tarde à população.

Pela manhã as pessoas que transitavam pelo centro da cidade foram abordadas pelas equipes e receberam orientações sobre a obrigatoriedade, forma correta de uso e manutenção das máscaras. “Nossa meta é contribuir com a proteção de todos os munícipes, para isso vamos abordar as pessoas que ainda estejam sem máscara em pontos de ônibus, casas lotéricas, feiras livres, agências bancárias”, ressalta o secretário Anderson Vian.

Como forma de apoiar a ação, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito colocou nas ruas, durante a entrega, agentes da Guarda Civil Municipal, Cootrans e servidores da secretaria. “Atendemos ao chamado da Secretaria de Saúde para ajudar na distribuição das máscaras e muito mais que garantir segurança aos profissionais daquela secretaria, estamos dando nossa contribuição para que as pessoas, principalmente as de menor poder aquisitivo, se protejam durante a pandemia do coronavírus e tenham mais segurança enquanto estiverem nas ruas”, disse o secretário Júnior Sampaio.

Recomendações do Ministério da Saúde sobre máscaras caseiras, em portaria de 02/04/2020:

1. O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
3. Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.
4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
5. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente.
6. Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
7. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
8. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
9. A máscara deve estar totalmente seca para sua reutilização.
10. Após secagem da máscara, utilize o ferro quente e acondicione em saco plástico.
11. Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
12. Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
13. Ao sinal de desgaste da máscara, esta deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.