Prefeitura de Barreiras promove atendimentos da Assistência Social na localidade de São José do CTI

Seguindo um cronograma pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, através dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barreiras, com foco em levar atendimentos para todos os cantos do Município e garantir 100% de cobertura, na segunda-feira (18), as equipes de trabalho passaram o dia na localidade de São José do CTI. Mais de 50 famílias daquela comunidade e adjacências tiveram o Cadastro Único do Bolsa Família atualizado ou inserido, pela primeira vez no Programa.

Além disso, 20 famílias receberam atendimentos na área da saúde, com acompanhamento de pré-natal para as gestantes, pesagem de crianças e atualização vacinal. Entre 60 a 70 famílias receberam os serviços de convivência ofertados pelo CRAS. “O objetivo maior dessa ação é a atualização do CadÚnico/Bolsa Família, mas a gente acaba oferecendo outros serviços como a carteirinha do idoso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e idosos com renda familiar até um salário mínimo e encaminhamentos para outros serviços, de acordo com as demandas que surgem”, explica a gestora do Programa Bolsa Família, Maritânia Gonçalves.

A estratégia da administração municipal é facilitar a vida das famílias que vivem em povoados e localidades distantes da sede do Município, em áreas onde o acesso de agentes comunitários se torna mais difícil. Assim que a data dos atendimentos é definida, a população é avisada com antecedência, por meio de convites em escolas e igrejas e uma mobilização é deflagrada por líderes comunitários e agentes de saúde. Nesse contexto, bairros periféricos da cidade também são incluídos no cronograma que prevê a oferta de serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Na próxima segunda-feira (25) os atendimentos começam na área de abrangência do CRAS IV (Morada da Lua), com início no KM 30, passando por localidades próximas como Rio de Pedras, Assentamento Santa Rita, Cerradão, Mata da Cachoeira, Cachoeira do Acaba Vida, Zequinha Barreto, entre outros.

Dircom/PMB – 22.03.2019