Prefeitura de Barreiras orienta população sobre a importância da Fisioterapia e os serviços oferecidos no município

Em comemoração aos 50 anos da Fisioterapia e a Terapia Ocupacional no Brasil, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de sábado (19) orientações sobre a importância da profissão e os serviços de fisioterapia ofertados no município. A ação que aconteceu na Praça Castro Alves, contou com o apoio da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) e do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB).

Aferição de pressão arterial, alongamento e orientações sobre a fisioterapia na pré e pós–protetização foram algumas das abordagens de destaque no espaço, que também chamou atenção com a exposição de macas e modelos variados de próteses. O secretário municipal de saúde, Anderson Vian, que é fisioterapeuta, falou sobre a relevância do evento e as ações realizadas no município dentro do Projeto Saúde Humanizada.

“Hoje estamos comemorando essa data que é importante para ambas as profissões, são 50 anos de grandes evoluções na área da saúde. Ser fisioterapeuta é o que escolhi para a vida, é uma profissão fundamental para resolver problemas ortopédicos assim como no acompanhamento e tratamento de pacientes graves que precisam ficar internados por muito tempo. Hoje mostramos com a contribuição dos profissionais e acadêmicos da UNIRB e da UNIFASB, as diversas áreas de atuação da fisioterapia e os atendimentos ofertados em Barreiras”, destacou Anderson Vian.

Ainda segundo o secretário, nessas cinco décadas, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional alcançaram grande destaque entre a ciência e a saúde. O Centro de Especialização em Reabilitação (Ceproeste/CER II) de Barreiras é exemplo da eficácia dessas duas profissionais diariamente. A Unidade de saúde, que integra a rede estadual, oferece os serviços de reabilitação física, neurológica para adultos, neurológica infanto-juvenil, reabilitação intelectual, atendimento a colostomizados, concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

O contador Fernando Alves aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “Já tinha um tempo que estava sentindo um incômodo na coluna e nas pernas, aproveitei hoje essa ação e fiz uma avaliação que acendeu um alerta, já irei na próxima semana, em busca de tratamento. Achei essa ação muito importante, porque direciona quem de fato precisa procurar um tratamento específico e assim evitar uma doença no futuro”, frisou.

A ação contou ainda com a presença da fisioterapeuta Karine Soares, também do coordenador do CER II, Uilliam Queiroz, o coordenador do Programa Melhor em Casa, Felipe Novaes e da fisioterapeuta e técnica de referência em saúde do trabalhador no Cerest/Barreiras, Magda Reis.