Prefeitura de Barreiras orienta população para utilização de objetos biodegradáveis na festa de Oxum e Iemanjá

A festa pelo dia de Iemanjá e Oxum acontecerá em Barreiras no próximo domingo, dois de fevereiro, em que tradicionalmente centenas de devotos costumam referendar ao longo do dia as rainhas das águas com muitos presentes. Valorizando este aspecto cultural e religioso, a Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Turismo; e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está orientando os filhos e filhas de santo a preservar o Rio Grande através de presentes biodegradáveis.

Jogar o perfume diretamente na água, sem a embalagem, flores naturais, objetos de fibra natural, ervas frescas, frutas, barcos feitos de material biodegradável como buriti, palhas e coqueiros, são algumas das sugestões de presentes. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, sobretudo do nosso Rio Grande, sem deixar de manter essa tradição em nossa cidade, uma vez que essa cultura em homenagear essas rainhas das águas é compatível com a sustentabilidade”, pontuou Lucas Barreto, diretor de cultura.

A limpeza e poda de árvores às margens do Rio Grande, no trecho do Restaurante Cais e Porto até a Ponte Ciro Pedrosa já estão sendo concluídas. Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, estão proibidos presentes derivados de plásticos, isopor, borracha, vidro, óleo, velas, espelhos e maquiagem em geral devido à alta capacidade de poluir o Rio Grande.

O tradicional cortejo fluvial no Rio Grande começa às 17h, onde as imagens de Oxum e Iemanjá serão levadas até o cais da cidade. Lá os filhos e filhas de santo conduzirão os andores até o altar montado na Praça Landulfo Alves e dará início as liturgias e rituais. A festa terá ainda o show do cantor Bosco Fernandes, encerrando as comemorações às 19h.