Prefeitura de Barreiras lança edital com inscrições para o concurso Projeto em Arquitetura e Urbanismo “História Viva – A Cidade do Futuro que Preserva Seu Passado”

As inscrições terão início na próxima segunda-feira, (24)

A Prefeitura de Barreiras publicou, nesta quinta-feira (20), o edital com a abertura de inscrições para o Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de restauração e modernização de prédios/monumentos históricos e espaços públicos do município. O Edital completo e as tratativas do documento podem ser conferidos no Portal da Transparência ou pelo link https://portaldatransparencia.barreiras.ba.gov.br/licitacoes/ .

A execução do concurso “História Viva – A cidade do futuro que preserva seu passado” trata-se de um projeto que visa a recuperação de patrimônio histórico e equipamentos urbanos sob a conceituação da requalificação urbana, que compreende em um instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a recuperação e requalificação de equipamentos e infraestruturas e a valorização do espaço público com medidas de dinamização social e econômica através de melhorias urbanas, de acessibilidade ou centralidade e a revitalização que conceitua-se como um processo de planejamento estratégico capaz de reconhecer, manter e introduzir valores de forma cumulativa.

O concurso versará na escolha espontânea pelo Arquiteto Urbanista de 1 (um) ou até 2 (dois) lotes de equipamentos e espaços públicos, objetivando a revitalização e/ou requalificação por meio de um anteprojeto dos seguintes espaços: Antigo Frigorífico de Barreiras (Matadouro); Antiga Usina Hidrelétrica; Antiga Delegacia; Rua Humaitá e Praça Dr. Augusto Torres; Praça Amphilóphio Lopes e Praça Duque de Caxias.

O Concurso será de âmbito regional e ocorrerá em etapa única. As inscrições iniciam já na próxima segunda-feira (24) e segue até 11 de março, será gratuita e aberta às pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos, necessariamente de arquitetura e urbanismo. Os interessados devem realizar as inscrições e encaminhar o projeto até meio-dia do dia 11 de março pelo site smecelbarreiras.webnode.com e e-mail concurso.arq.urb@hotmail.com

Poderão participar deste Concurso todos os arquitetos que estejam em situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e os estudantes que estejam no penúltimo período ou semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na região, desde que sob a orientação de um professor.

A Comissão de Avaliação, composta por cinco representantes do CREA, CAU, IFBA, Prefeitura Municipal de Barreiras e um historiador representante da Sociedade Civil Organizada, avaliará os trabalhos segundo valores arquitetônicos em atendimento ao Edital. O vencedor em primeiro lugar ganhará R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), o 2º Lugar R$ 3.000,00 (Três Mil Reais) e o 3º Lugar receberão também placas alusivas ao resultado alcançado no concurso.

Dircom/PMB – 21.01.2022