Prefeitura de Barreiras intensifica limpeza e desobstrução de canais de drenagem na cidade

Muito lixo, sofás, colchões, lama, pedras, troncos e galhos de árvores que são descartados de forma irregular pela própria população, estão sendo retirados dos canais de drenagem pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras de Barreiras. A ação de desobstrução e limpeza que já vinha sendo feita em diversos canais, está sendo intensificada durante todo o mês de janeiro, devido ao grande volume de chuvas que se concentra nesta época do ano.

Nesta quarta-feira, 08, os trabalhos estão concentrados nos Residenciais Arboreto I e II, Bairro Santa Luzia, e posteriormente máquinas e trabalhadores seguirão para o Bairro Buritis. O coordenador de infraestrutura, Celso Paranhos, que coordena os trabalhos juntamente com Domingos Ramos, falou da importância das intervenções. “Continuaremos intensificando a desobstrução dos canais, por toda a cidade, aqui no bairro Santa Luzia, por exemplo, serão retirados cerca de sete toneladas de lixo e detritos, que se acumularam em 500 metros de canal. Neste processo, encontramos até tonéis de aço, descartados de modo irregular, isso impossibilita a passagem das águas pluviais, provocando os alagamentos que prejudicam demais os moradores”, explicou Celso.

Às margens da BR 135, uma pedra de mais de 1 metro de circunferência vedou uma das manilhas, causando alagamentos no Conjunto Habitacional Arboreto II, onde a situação se agravou também por problemas causados pelo aterramento e construções irregulares, afetando também o Arboreto I. O morador do Arboreto II, Maurício da Silva observou a chegada da ação de limpeza nas proximidades de sua residência. “Muita gente sofreu com as chuvas do fim de semana, minha casa não foi invadida pela enchente, mas a água alcançou até o batente das portas. É muito bom ver o trabalho da Prefeitura chegando, estávamos precisando muito, por anos nos sentimos esquecidos”, comentou.

Além das ações emergenciais, a Prefeitura de Barreiras vem investindo na construção e ampliações das redes de micro e macrodrenagem e recuperação dos canais existentes, que passam por bairros como Loteamento São Paulo, Santa Luzia, Morada da Lua, Morada Nobre, Vila Jurí, Vila Rica, Vila dos Funcionários e Vila Amorim.