Prefeitura de Barreiras inicia vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, começou nesta terça-feira (2) a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos. Dois pontos de Drive-thru foram montados para atender exclusivamente esse público, um em frente a Unidade de Saúde Martina Clara, em Barreirinhas, e o outro em frente à Câmara de Vereadores, no Centro.

No domingo (31) foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), o terceiro lote com 360 doses da vacina CoronaVac, e as equipes do Programa de Imunização de Barreiras (COPIM) deram início a aplicação da primeira dose nos idosos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Municipal de Imunização.

“Mais um importante passo foi iniciado hoje com a imunização dos idosos acima de 90 anos. As equipes de vacinação continuarão nos pontos de drive-thru nesta quarta-feira (3) imunizando esse grupo prioritário. Já vacinamos 100% da nossa população indígena e os idosos que moram em instituições permanentes, e ainda seguimos alcançando conforme disponibilidade do imunizante, os profissionais de saúde. Os idosos acima de 90 anos, acamados ou com dificuldade de locomoção, devem fazer contato com o Agente Comunitário de Saúde do seu bairro, que agendará com a equipe da COPIM a vacinação em ambiente domiciliar”, esclareceu Melchisedec Neves, secretário de saúde de Barreiras.

Dona Maria Pinto dos Santos, de 103 anos, foi acompanhada das filhas Joana e Ana na Unidade Martina Clara. Elas relataram a sensação de esperança com a chegada da vacina. “Esse era um dia esperado por todos da família, minha mãe aos 103 anos ainda consegue entender o momento que estamos vivendo e a importância de se vacinar. Estamos gratos que esse momento chegou para ela, e seguimos também na esperança de que logo alcance todos nós”, disse a filha Joana.