Prefeitura de Barreiras inicia Primeira Etapa da Modernização da Iluminação Pública na BR 242 e Avenidas Marginais

Após a autorização assinada pelo prefeito Zito Barbosa da requalificação e modernização da iluminação pública no trecho da BR 242, entre as rotatórias do Galego Lanches e o Atacadão, durante a cerimônia de posse no dia 01 de janeiro, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Infraestrutura já iniciou a 1ª etapa da obra no trecho que liga a rotatória do Galego Lanches à Câmara de Vereadores.

Homens e máquinas trabalham diuturnamente desde o dia 04 de janeiro, preparando e perfurando a base e fundação para os novos postes. Quem passa pela Rodovia BR 242, Avenidas Antônio Carlos Magalhães e Dr. Clériston Andrade constata que o município possui um antigo sistema de iluminação com postes de concreto e lâmpadas de vapor metálico de 400W, que além do alto consumo de energia, não proporciona boa luminosidade noturna.

O novo projeto de iluminação vai implantar novos postes totalmente galvanizados com dois braços de longa extensão, e dois pontos de luminárias de LED 150W proporcionando focos de destaque. Em cidades que já utilizam o sistema de iluminação com LED, a economia dos gastos com energia pública diminuiu em torno de 50% a 70%. Outra novidade será o cabeamento subterrâneo, que além da estética proporcionará mais segurança ao sistema.

O secretário de infraestrutura, João Sá Teles, explica que a obra será realizada em duas etapas e que o município conta com a colaboração dos condutores, em áreas que deverão ser rapidamente interditadas.

“A modernização do sistema de iluminação trará um novo visual para as nossas avenidas, mais condizente com a Cidade do Futuro que estamos construindo. Nessa primeira etapa, vamos fazer o trecho da rotatória do Galego Lanches até a Câmara de Vereadores, depois seguimos até o Atacadão, proporcionando mais embelezamento e eficiência ao sistema de iluminação com lâmpadas de LED e novos postes, o que mudará significativamente o visual da iluminação pública nesse trecho”, disse o secretário.

A Secretaria de Infraestrutura ainda solicita cautela e compreensão dos condutores com as rápidas intervenções no trânsito, e dos comerciantes, caso seja necessário, algumas interrupções temporárias da energia para instalação dos cabeamentos.