Prefeitura de Barreiras inicia Operação Trânsito Seguro para evitar a circulação de veículos pesados no centro da cidade

A operação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito também se estende para abordagens de motoristas nas áreas centrais da cidade

A partir segunda-feira (17), todas as carretas e caminhões que chegam em Barreiras estão sendo abordadas por equipes da Cootrans, nos acessos Salvador e Brasília. Trata-se da Operação Trânsito Seguro deflagrada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito que tem o objetivo de evitar a circulação de veículos pesados pelas ruas de Barreiras, especialmente nesta época de final de ano quando o fluxo de pessoas aumenta em função das festas e comemorações.

De acordo com dados da Cootrans, neste mesmo período em 2017, duas mil carretas chegaram em Barreiras para descarregar mercadorias, ou, simplesmente cruzar a cidade, rumo a rotas pré-definidas. Porém, em cumprimento a Lei 1062/2013 que regulamenta horários específicos para carga e descarga, fica proibido o estacionamento de carretas, caminhões e qualquer veículo de grande porte ou de máquinas, do centro da cidade fora do horário instituído por Lei. Estes veículos devem, obrigatoriamente, circular pelo contorno viário da cidade.

Os agentes da Cootrans mediante a previsão legal do horário de carga e descarga de mercadorias farão uma triagem dos veículos pesados, que poderão ou não ter acesso ao centro da cidade. “Com base nas informações da nota fiscal, poderemos liberar a entrada na cidade para a descarga dos produtos, porém, quando não for o caso, deixaremos claro para o motorista que é muito mais rápido e seguro utilizar o contorno viário, pois é uma opção mais tranquila e com menos movimento”, explica o agente de trânsito da Cootrans, Carlos Reis.

Ele esclarece que nos dois anos antes da liberação do contorno viário para a circulação de veículos de grande porte, as estatísticas somaram um total de 10 mortes no perímetro urbano, causadas por atropelamentos por carretas ou caminhões. Com a utilização da nova via de passagem, não houve mais registro de mortes por atropelamento de veículos pesados no centro de Barreiras, daí a importância de campanhas e ações de esclarecimento aos motoristas. “Nosso papel é garantir a integridade das pessoas no trânsito, esta operação chega com este propósito”, diz.

Outro foco da operação são os motoristas que circulam em áreas centrais de Barreiras que, em função de vagas reduzidas de estacionamento, acabam cometendo infrações ao pararem os carros. Nesse caso específico, os agentes da Cootrans estarão orientando e pedindo a colaboração para garantir a organização e o fluxo nestes pontos. “Entendemos que nesta época várias pessoas vêm de outras cidades visitar parentes e comemorar as festas, então, montamos esse esquema especial com o intuito de promover a educação no trânsito”, explica o agente Carlos Reis.

Nas áreas centrais da cidade o efetivo da Cootrans foi aumentado de oito para 12 agentes durante a operação, além de organizar o trânsito eles pedem bom senso tanto de motoristas quanto de pedestres como forma de garantir a fluidez, segurança e ordem para todos.