Prefeitura de Barreiras inicia o paisagismo da Praça Sustentável Santa Catarina, no bairro Novo Horizonte

As obras da Praça Sustentável Santa Catarina, no bairro Novo Horizonte, estão em ritmo acelerado. Autorizada pela Prefeitura de Barreiras, no dia 19 de abril, através do Programa Cidade Verde Sustentável, a obra que está sendo executada com recursos próprios do município, conta com cerca de 30 homens envolvidos nos trabalhos. Esta será a primeira da cidade a contar com um sistema próprio de irrigação para melhor desenvolvimento e conservação do projeto paisagístico.

Nesta fase, estão sendo realizadas as etapas de construção das pistas para caminhada, assentamento de meio-fio, guias e pisos intervalados. A praça terá, também, um moderno sistema de iluminação, onde postes de concreto e lâmpadas de led já estão sendo instalados.

A praça sustentável tem mais de 7 mil metros quadrados e receberá mais de 200 mudas de pequeno porte, espécies típicas do Cerrado, com destaque para duas ilhas verdes, que formarão miniflorestas e gramado. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Junior, “essa praça é um diferencial, tem essa pegada sustentável, com árvores, bancos e brinquedos ecológicos. E com certeza vai trazer maior qualidade de vida para a população”.

Segundo Ronaldo Ursulino, coordenador de educação ambiental do município, a arborização e o paisagismo da praça, na parte do estacionamento, são compostos por ipês de cores variadas, espécie nativa do Cerrado. Para garantir o crescimento acelerado das mudas, foi escolhida a terra vegetal para o plantio, por conter matéria orgânica boa, o que facilita a absorção dos nutrientes, além do calcário que ajuda na correção da acidez do solo. A medida favorece um ambiente mais agradável, além de reduzir a sensação de calor, promover o embelezamento da cidade e proporcionar sombra à população e veículos estacionados.

O engenheiro Marcus Penalber, responsável pela fiscalização das obras, disse que “os trabalhos estão bem adiantados e a praça, com certeza, atenderá às necessidades dos moradores do bairro, devotos de Santa Catarina e comunidades vizinhas, proporcionando lazer e entretenimento”.

A Praça Sustentável Santa Catarina faz parte do maior programa de obras já realizado por uma prefeitura em todo o estado da Bahia. Ele é composto por mais de 40 obras entre pavimentação asfáltica, construção de postos de saúde, escolas, quadras poliesportivas, canais de macrodrenagem, praças e creches.