Prefeitura de Barreiras inicia formação continuada dos Professores de Matemática do Ensino Fundamental

A busca incessante de conhecimento, aperfeiçoamento profissional e ferramentas para levar aos alunos o ensino/aprendizagem de qualidade, tem sido uma meta da Prefeitura de Barreiras que por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm promovido formações continuadas para todos os profissionais da educação. Professores, coordenadores, merendeiras, auxiliares e vigilantes têm recebido capacitações, encontros e aplicação de metodologias e subsídios suficientes para uma prática profissional diferenciada no dia a dia.

Nesta quinta-feira, 11, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação iniciou a Formação Continuada dos Professores de Matemática do Ensino Fundamental que lecionam do 1º ao 5º ano nas escolas da rede municipal. No auditório da Escola Municipal de Informática, durante todo o dia, mais de 120 professores compartilharam experiências, planejamento e discutiram componentes curriculares com a Mestra em Matemática e coordenadora da formação, professora Ilvanete dos Santos Souza.

Durante toda manhã mais de 70 professores do 1º ao 3º ano discutiram sobre as resoluções, problemas e investigação de aprendizagem em sala de aula, além das propostas curriculares municipal e o livro didático “Aprender Juntos” da editora SM que foi adotado pela rede. À tarde, 54 professores do 4º e 5º ano também avaliaram os resultados dos simulados, atividades complementares e orientações didáticas.

A coordenadora da formação, professora Ilvanete dos Santos Souza explicou que a cada encontro será abordado um tópico diferente, envolvendo as temáticas de Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas. Muito expressiva e participando ativamente, a professora Terezinha Messias que leciona na Escola Municipal do Parque, parabenizou a iniciativa e contou um pouco da sua experiência com a matemática e como envolve os alunos no mundo dos números.

“Me sinto em casa com meus colegas professores, aqui têm diversos ex-alunos que hoje lecionam, que se apaixonaram pela matemática e levam aos pequenos aprendizes o conhecimento, pois como explico em sala de aula, a matemática está em tudo e todos os lugares. Esse momento de formação continuada é de extrema importância, porque proporciona engajamento dos profissionais da educação em processos de aprimoramento e podemos compartilhar dúvidas, aprendizados e experiências” disse professora Terezinha.

A secretária Cátia Alencar que participa do Fórum da Undime na capital baiana, fez questão de deixar uma mensagem aos professores, citando que a formação continuada também acontece com as disciplinas de Inglês, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Geografia e História. “Estamos investindo desde o início da gestão na formação continuada dos nossos professores e colaboradores da educação, e isso permite que eles estejam continuamente bem informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais. Mais do que isso, permite que o educador agregue conhecimento que seja capaz de gerar transformação e impacto no contexto profissional e escolar. É de suma importância essa formação continuada que iniciamos com os professores do 1º ao 5º ano, trazendo os novos componentes curriculares da BNCC e o livro adotado, construindo junto com o educador e adaptando às rápidas e diversas mudanças do contexto educacional”, disse.

A próxima etapa com os professores de matemática acontecerá no dia 09 de maio, com carga horaria de 04 horas por encontro. A formação continuada será finalizada somente em dezembro, com encontros mensais, já com datas e programação definidas.