Prefeitura de Barreiras inicia ações para construção do Plano de Mobilidade Urbana

A implantação de um sistema de mobilidade urbana capaz de melhorar o trânsito, o translado de passageiros e o ir e vir de pedestres começa a tomar forma, a iniciativa da construção do Plano de Mobilidade Urbana é da Prefeitura de Barreiras, sob a responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), contratada para a execução das etapas previstas. Um encontro de capacitação que reuniu os pesquisadores responsáveis pelo levantamento dos dados em campo e a entrega dos coletes, abriu os trabalhos nesta quinta-feira (16).

“Para garantir um resultado eficaz, dividimos Barreiras em zonas que serão visitadas por estes pesquisadores, devidamente orientados e com todas as ferramentas de trabalho necessárias para a compilação de dados eficazes. Nossa meta é visitar mil residências em dez dias, com uma média de 100 abordagens por dia. Todos esses dados alimentarão um sistema macro que após de seis meses, com todas as etapas executadas, será apresentado no formato de diagnóstico, e, após ajustes necessários e interferências, caso haja, se concretiza como o Plano de Mobilidade Urbana a ser encaminhado, pelo prefeito, à Câmara de Vereadores, para apreciação”, explica Renato Rhoden supervisor de operações da Fundatec.

Na sexta-feira (17), uma visita ao bairro Vila Brasil, marcará o início das atividades dos pesquisadores. Munidos de tablets com georreferenciamento e devidamente uniformizados com coletes amarelos e crachás, eles estarão preparados para abordar os moradores e extrair informações importantes para a construção do Plano. A fase de entrevistas terá a duração de 30 dias, considerando 12 dias para as domiciliares nos bairros da cidade, dois dias para coleta de dados em paradas de ônibus com foco na qualidade e funcionamento do sistema de transporte e os 16 dias restantes, destinados à contagem de veículos que passam pelos cruzamentos existentes, rotatórias e pontes.

“A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito estará presente na construção deste Plano, considerado um marco importante para nosso município, para a organização do trânsito e da cidade de uma forma geral. O efetivo da Guarda Civil Municipal dará apoio, caso haja necessidade, às equipes de pesquisadores que encontrarem dificuldades para percorrer pontos considerados de difícil acesso, a segurança será garantida”, diz o secretário, Júnior Sampaio.

Está previsto ainda na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Barreiras um inventário das vias da cidade, identificando, em números, placas instaladas, paradas de ônibus, quantidades de pistas, entre outros. Após compilado, este material prevê um diagnóstico que será apresentado em uma audiência pública. “A intervenção popular será fundamental para ajustarmos pontos necessários e enfim, concluirmos um Plano que atende nossa cidade. Este é mais um passo para inserir Barreiras no rol de cidades inteligentes”, fala assessor de gabinete, Vitor Barreto.