Prefeitura de Barreiras inicia a disposição final ambientalmente adequado dos Resíduos Sólidos Domiciliares e Públicos

A Capital do Oeste deu mais um grande passo no quesito meio ambiente e sustentabilidade. Seguindo com o objetivo de assegurar o tratamento e destinação ambientalmente adequado dos resíduos sólidos urbanos, o prefeito Zito Barbosa, juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; e a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; estiveram visitando a sede da empresa nesta segunda-feira, (9).

O local onde será realizada a disposição é organizado em forma de aterro sanitário, em conformidade com a Política Nacional de Resíduo Sólido e com a Norma Técnica NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o qual emprega técnicas e tecnologias apropriadas para que este procedimento não cause danos ao meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais.

O método de disposição final dos resíduos adotado prever a implantação de todos os elementos de proteção ambiental, como o sistema de impermeabilização de base e laterais, sistema de recobrimento diário e proteção à saúde pública, sistema de coleta e drenagem de líquido percolados ou chorume, sistema de drenagem superficial, sistemas de captação de gases, sistema de tratamento de líquido percolados e o sistema de monitoramento.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o município vai trabalhar para recuperação da área antiga que estava sendo usada para disposição dos resíduos. “A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, elaborará um projeto de encerramento e recuperação de área degradada do lixão que está sendo desativado. A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos de Nº 12.305/2010 traz como meta para cada município a erradicação dos lixões, tornando-se necessário a elaboração dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas para que estas desativações sigam procedimentos técnicos viáveis de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT”, pontuou Demósthenes Júnior.

A Prefeitura de Barreiras também implantou o Programa de Compensação Financeira Temporária destinado aos catadores de materiais recicláveis que exerciam atividades no lixão do município, tendo como objetivo contribuir com as condições de sobrevivências dos catadores até a implantação e o funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos – CTR, com base no novo o marco legal do saneamento básico, onde os mesmos já estão recebendo um benefício de R$ 800,00 reais mensais, resultado de uma atuação em conjunto com a Defensoria Pública do Estado para o cadastramento dos catadores que se enquadram no Programa.

O lixão era um problema crônico que existia há décadas e que, além de dispor os resíduos no solo de uma forma não correta, causava danos ao meio ambiente e a saúde pública, sem falar do descumprimento de uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo município de Barreiras desde 2012, com o Ministério Público do Estado da Bahia. Agora, o tão esperado momento chegou, é um marco histórico e de alegria com o fim do lixão em Barreiras, é o que destaca o prefeito Zito Barbosa.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Estamos começando a partir desta data a destinar de maneira ambientalmente adequada os resíduos sólidos urbanos recolhidos em nosso município. Esse era um compromisso que tínhamos assumido com a nossa cidade, e está inserido entre as 30 metas estabelecidas pelo Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, com isso, nós alcançamos a 4º meta do programa. Mas a Cidade do Futuro além de inteligente e sustentável, precisa ser também humana, e para isso pensamos nos catadores que trabalhavam no lixão e procuramos contemplar todos com uma ajuda de custo mensal, até iniciarmos a próxima etapa do processo no qual eles farão parte, que é a implantação do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos – CTR. Esse é o nosso compromisso e estamos cumprindo, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, disse Barbosa.

Dircom/PMB – 09.05.2022