Prefeitura de Barreiras inaugura mais uma etapa do Sistema de Eletrificação Rural em comunidades da região do Rio Branco

Considerado um elemento essencial para a qualidade de vida, a energia elétrica proporciona conforto, bem-estar e segurança para a população, e foi pensando na oferta de todos esses benefícios que o prefeito Zito Barbosa, entregou no sábado (22), mais uma etapa do Sistema de Eletrificação Rural em Barreiras, desta vez, para as comunidades de Cabeceira do Sucuriú, Marimba e Vargem Grande.

O processo de implantação do sistema de eletrificação nessas comunidades rurais é realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, com recursos próprios do município. Em uma noite de muita emoção, os moradores  que em pleno século XXI viviam sem energia elétrica, acompanharam a entrega oficial do sistema. Também estiveram presentes neste ato que entra para a história do desenvolvimento do município, a primeira-dama Marisete Bastos; o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; vereadores Yure Ramon, Rider Castro, Valdimiro José e Alcione Rodrigues, além dos secretários e subsecretários municipais.

O produtor rural Gildo Fonseca mora junto com sua irmã, dona Nilza Fonseca, na comunidade Cabeceira do Sucuriú há mais de 60 anos. Eles relataram que já tinham perdido as esperanças em ver energia elétrica dentro de casa. “Esse era um grande sonho de toda essa comunidade, a energia traz mais qualidade de vida e estamos muito felizes com essa nova realidade. Tínhamos já comprado a geladeira e poder ligar, tomar uma água gelada foi uma grande emoção, por isso, agradeço o prefeito Zito que mudou completamente a nossa vida e cuida com muito carinho dessa região”, pontuou Gildo.

O morador Eliabe Vieira, se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas pelos seus avós durante todo esse tempo sem energia. “A eletrificação rural traz desenvolvimento, meu pai e meus avós moram aqui e acompanhei de perto esse sofrimento por falta da energia. Em 2016, o prefeito fez esse compromisso de mudar a nossa realidade, e graças a Deus mudou, de início ele tirou a gente do isolamento recuperando essa estrada que tinha um pesado areião, e agora com a chegada da energia dentro de casa. Agradecemos ao gestor por trazer essa esperança de dias melhores, estamos muito felizes”, relatou.

Em quase tudo que fazemos ao longo do dia a eletricidade está presente, a energia é um dos principais fatores que motiva o desenvolvimento local, além de trazer transformações significativas no bem-estar da população. Focado nesses objetivos, o prefeito Zito Barbosa explicou a importância desse investimento para a região, cumprindo com o compromisso de levar qualidade de vida para o homem da cidade e também do campo, como a concretização do sonho de assistir televisão, beber água gelada ou até tomar banho quente, que agora passa a fazer parte da rotina desses moradores.

“Com certeza esse sábado foi marcante para minha vida e da nossa equipe em poder entregar a essas comunidades uma obra tão esperada. Mesmo tendo poucos moradores nessas localidades, nós olhamos a necessidade enfrentada por cada um, pela falta da energia em suas residências em pleno século XXI. O cuidado e o carinho que sempre tivemos com o morador da cidade é o mesmo que temos com os moradores da zona rural, e iremos continuar trabalhando, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, disse o prefeito Zito.

A implantação da rede elétrica também já foi inaugurada no São Vicente e segue em fase final, aguardando apenas o licenciamento ambiental e a ligação da Coelba, nas localidades de Palmeira, Brejo Seco e Mangabeira.

Dircom/PMB – 24.10.2022