Prefeitura de Barreiras inaugura a Unidade de Saúde Gláucia Aguiar no Bairro Morada da Lua de Baixo

Seguindo com o objetivo de proporcionar cada vez mais qualidade no atendimento através do Projeto Saúde Humanizada, no final da tarde do último sábado (14), a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população barreirense, em especial aos moradores do Bairro Morada da Lua de Baixo mais uma unidade de saúde. Construída nos padrões do Ministério da Saúde, a unidade conta com atendimento estratégico das equipes de saúde da família, atendimento médico, de enfermagem, além do acolhimento na sala de espera, sala de vacinação, curativos, atendimento odontológico e regulação de procedimentos.

Inaugurada com o nome da baiana Gláucia Gomes de Oliveira Aguiar, “a senhora solidariedade” era uma mulher falante, desinibida e bem humorada que conquistava facilmente a todos com seu sorriso. Gláucia foi casada com o radialista Cleyton Aguiar, teve três filhos, mas foi em 1979, que sua vida mudou completamente com o nascimento de Mariana, a caçula foi diagnosticada com Síndrome de Down, que à época era pouco conhecida pela medicina. Gláucia, junto com seu esposo e amigos em Brasília, criou a Ampare – Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais, reforçando sua atuação em ajudar o próximo. Em 1994, Gláucia descobriu 12 crianças com deficiência abandonadas por suas famílias em hospitais públicos de Brasília-DF, ela então assumiu a guarda dessas crianças e criou a Casa Lar Ampare, e passou a cuidar de todos como se fossem seus filhos.

Foi assim, no clima da emoção e alegria que os moradores do bairro Morada da Lua de Baixo e a família de Gláucia Gomes de Oliveira Aguiar, homenageada da noite, compareceram à Rua Dr. Orlando de Carvalho para recepcionar o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz e o secretário de saúde Anderson Vian.

“Eu que durante toda a vida vivi da palavra, não encontro palavras capazes de traduzir o sentimento que eu e meus familiares estamos sentindo nesse momento. Agradeço a presença de todos os amigos e familiares que vieram prestigiar esse momento, o que está acontecendo aqui é por causa da nossa filha Mariana, e Gláucia dedicou a vida dela em prol de crianças que também possuem a Síndrome de Down. Por tudo que ela fez, por todo atendimento realizado com crianças carentes, essa é uma homenagem muito justa e estamos alegres em ver Barreiras, a cidade que ela tanto amava, sendo cuidada com carinho”, frisou Cleyton Aguiar.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, somente em 2019, a Prefeitura de Barreiras já requalificou e implantou 10 unidades de saúde, sendo duas no Bairro Vila Rica, duas no Bairro Jardim Ouro Branco, duas no Centro da cidade, uma no Bairro Vila dos Funcionários, em Barreirinhas e uma na comunidade do Bezerro. A Unidade de Saúde Gláucia Gomes de Oliveira Aguiar irá atender além dos moradores do Bairro Morada da Lua de Baixo, também a comunidade da Morada da Lua de Cima.

“Os investimentos, dentro do Projeto Saúde Humanizada, acontecem em todo município. 2019 foi um ano significativo nos avanços e qualidade da saúde, no próximo ano entregaremos novas unidades como as que estão em construção na Santa Luzia, Novo Horizonte, Cerradão, Barrocão de Baixo e Val da Boa Esperança, além do Centro Especializados de Reabilitação (CER II). Todo esse trabalho é para qualificar ainda mais a cobertura da nossa Atenção Básica, que iniciamos com 39% e já ultrapassamos os 70%. A partir de agora, os moradores do bairro Morada da Lua de Cima, terão uma unidade completa que garantirá atendimento digno e de qualidade” disse o secretário.

O momento que marcou mais essa conquista em Barreiras, também contou com a participação do vice-presidente da Câmara de Vereadores João Felipe, dos vereadores Alcione Rodrigues, Francisco Sobrinho, Dr.ª Graça Melo, Cezar da Vila, Gilson Rodrigues, da coordenadora da Unidade, Maria Aparecida Febrônio, secretários municipais e lideranças políticas.