Prefeitura de Barreiras, Ibama e PrevFogo definem estratégias e parceria para ampliar capacidade de proteção às queimadas

Parceria, planejamento e estratégias para protocolos de manejo das queimadas no Oeste da Bahia foi pauta da reunião entre a Prefeitura de Barreiras e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), nesta manhã de terça-feira,14. O encontro reuniu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior; o secretário de Planejamento e vice-prefeito, Emerson Cardoso; o coordenador do Prevfogo Bahia, Denilson Barbosa de Oliveira; o chefe da unidade técnica do Ibama Barreiras, Reber Miranda e o analista ambiental do Ibama Salvador, Airton Grande.

Apresentando o cenário e ações da brigada do PrevFogo Barreiras, o coordenador estadual Denilson traçou uma retrospectiva de ações dos brigadistas, reforçando a importância da parceria com a Prefeitura, que contribui para monitoramento, redução dos riscos de incêndios e reflorestamento.

“Estamos numa área de acesso geográfico atendendo toda região Oeste, estados do Goiás, Piauí e Tocantins. Mas nossa brigada está pronta para atender qualquer lugar do Brasil, quando mobilizada. Nossa meta com essa reunião é traçar estratégias para o calendário 2023, porque sabemos da incidência de incêndios e queimadas na região, e precisamos desse apoio da Prefeitura, dos órgãos ligados ao meio ambiente e também da população”, disse o coordenador estadual do PrevFogo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior, a parceria com a equipe de brigadistas têm ido além dos períodos de queimadas, mas também auxiliando na formação da brigada voluntária, preservação ambiental e recuperação de nascentes.

“Essa pactuação entre Prefeitura, Ibama, Prevfogo tem gerado bons frutos, além de evitar e combater focos de queimadas que causam grandes prejuízos ao meio ambiente, as equipes de brigadistas têm nos dado apoio nas ações de recuperação de nascentes, plantio de árvores em áreas degradadas pelo fogo, formação da brigada voluntária na comunidade de Rio de Pedras, apoio no viveiro de mudas nativas do cerrado, recuperação de áreas de proteção permanente e limpeza do Rio Grande. Esses ajustes e fortalecimento da parceria são essenciais, porque pensamos no meio ambiente de forma ampla, sustentável e integrada”, destacou o secretário.

Dircom/PMB- 14.3.2023