Prefeitura de Barreiras garante acessibilidade e escoamento da produção com construções de pontes na zona rural

A ponte sobre o Rio de Pedras na localidade da Forquilha do Rio já foi concluída e liberada para o tráfego

De maneira integrativa, valorizando às famílias e os pequenos produtores da zona rural, a Prefeitura de Barreiras tem garantido a acessibilidade através das constantes melhorias nas estradas vicinais com suporte técnico, requalificação e construção de pontes. Essas frentes de serviços integram o Projeto Vale Produtivo e buscam facilitar a rotina dos moradores e o escoamento da produção agrícola da região.

Desde o início do mês de março, os moradores da localidade Forquilha do Rio já utilizam a primeira ponte mista, construída em aço e madeira instalada sobre o Rio de Pedras. A nova ponte que já está totalmente concluída e liberada para o tráfego, também possibilitará o acesso ao Vau da Boa Esperança e suportará a passagem de carga com peso de até 70 toneladas.

Segundo os moradores da região antes da construção da ponte, a travessia era feita por uma pequena estrutura com troncos de árvores dentro do rio construída pelos próprios moradores. “Nessa época de chuva a situação se complicava porque o rio fica muito cheio e colocava a nossa vida, de estudantes, crianças e idosos em risco. Graças à Deus, através da construção dessa ponte, essa realidade mudou bastante, a gente vivia isolado, mas isso faz parte do passado agora”, relatou o produtor Mário das Neves.

As intervenções estruturais têm chegado à várias comunidades, a exemplo da recuperação da ponte da Cachoeira do Acaba Vida, que facilitou o acesso dos turistas, ônibus escolares, de passageiros e demais veículos, além da recuperação das pontes nas comunidades: Grota do Arcado, Chico Preto, Val do Teiú, Mata da Cachoeira, Ilha da Liberdade, Riacho D’água e São Vicente, localizadas na região do Rio Branco e no Vale do Rio de Janeiro.

As obras de requalificação e construção de pontes também já alcançaram as localidades do La belle, Angélica Aires, Cachoeirinha e Campo Erê, onde foi construído uma ponte de concreto sobre o Rio de Ondas. Outra localidade beneficiada foi o Mucambo com a requalificação da ponte Serra Talhada, assim como o Bezerro, com a reforma da ponte Água Vermelha, e na região do Vau da Boa Esperança as pontes das comunidades Nova Vida I e II no Rio de Pedras passaram por reformas, assim como outras localidades da zona rural do município.

Segundo o subsecretário de infraestrutura, obras, serviços públicos e transportes, a Prefeitura de Barreiras vem realizando grandes investimentos na zona rural, assim como acontece na sede.

“O prefeito Zito Barbosa tem grande sensibilidade e carinho com as pessoas que vivem na zona rural de Barreiras, através do Programa Vale Produtivo, as secretarias de Agricultura e Infraestrutura têm realizado um grande trabalho para transformar a vida das famílias do campo. Abertura e recuperação de estradas vicinais, construção e requalificação de pontes, distribuição de calcário, disponibilização de patrulhas mecanizadas, distribuição de sementes e suporte técnico compõem uma gama de ações executadas em favor do agricultor familiar e das famílias que vivem no campo. Localidades saíram do isolamento e o acesso as regiões produtoras, transporte escolar e escoamento da produção tem sido assegurado as comunidades”, pontuou Enock Sousa.