Prefeitura de Barreiras fortalece diálogo com os Conselhos do Município

Buscando fortalecer o diálogo e parceria com os Conselhos do Município, na manhã de terça-feira, 12, a chefe de gabinete e a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo estiveram reunidas com os presidentes e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação, Fundeb, Assistência Social, Junta Militar e Direitos das Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos que comemora um ano de funcionamento na nova sede.

Durante o diálogo, os representantes apresentaram dados sobre as atividades dos Conselhos Municipais, as demandas e como funciona o atendimento diário aos cidadãos, que reconhecem na representatividade dos órgãos colegiados um local privilegiado de discussão, formulação e deliberação de políticas públicas. O secretário executivo do Conselho Municipal de Educação, professor Juarez Pinheiro falou sobre o fluxo de pessoas, estrutura do prédio e o fortalecimento gradativo dos Conselhos que vem sendo construído em parceria com a gestão municipal.

“Atendemos ao público, servidores e principalmente as demandas da Secretaria de Educação, porque estamos aqui com a função deliberativa, responsáveis por formulação e defesa das políticas públicas. Esse é um espaço onde se concretiza a participação social, e felizmente nesse último ano temos tido oportunidade e estrutura para atender à população”, disse o professor Juarez.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Santos também pontuou a importância da proximidade da gestão municipal com a Casa dos Conselhos. “Nosso trabalho é inter-relacionado e cada um depende do outro nesse processo. Sinceramente, estamos vivenciando um momento especial nesta gestão municipal, com um prédio que abriga todos os conselhos e o comprometimento dos nossos conselheiros, contando sempre com o apoio das secretarias, atuando em forma de parceria”, salientou Gilvan.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, ressaltou que as atividades devem ser tratadas de forma intersetorialidade. Ela adiantou que a gestão integrada da atenção social é uma necessidade sistêmica, para maior eficiência das políticas públicas sociais. “Estamos abertos ao diálogo e devemos trabalhar de forma propositiva, atuando com informações de forma conjunta, com capacidade de análise de situações no processo de gestão”, ressalta a secretária Karlúcia.

Após ouvir as demandas e discutir medidas administrativas para melhorar ainda mais o acesso dos usuários, a chefe de gabinete reforçou o papel de controle social dos conselhos.

“A Casa dos Conselhos é uma união dos órgãos de articulação, fiscalização e decisão, um espaço de controle social. Esse encontro serviu para mostrarmos a importância de cada um nesse processo de construção e defesa das políticas públicas municipais, e além disso, reforçar o apoio da gestão municipal na atuação dos conselhos”, finalizou a chefe de gabinete Marileide Carvalho.