Prefeitura de Barreiras forma primeira turma de Marinheiros Fluviais Auxiliares certificados pela Marinha do Brasil

O Palácio das Artes sediou nesta sexta-feira, 25, a solenidade de formatura dos 32 alunos que concluíram com êxito o curso gratuito de formação de Marinheiro Auxiliar Fluvial, promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer, através da Marinha do Brasil. A capacitação trouxe aos novos marinheiros abordagens teóricas e práticas, com informações de Marinharia, Poluição e Meio Ambiente, Navegação, Motores, Combate a Incêndio, Sobrevivência do Náufrago e Primeiros Socorros.

A mesa de honra foi composta pelas secretárias municipais, Gislaine Barbosa (Administração e Planejamento), Cátia Alencar (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Marileide Carvalho (chefe de gabinete), subsecretária, Emília Moreno (Educação), o diretor de cultura, Lucas Barreto, a representante da Associação da Colônia de Pescadores de Barreiras, Leonice dos Santos, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia – CONSID e prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto, o prefeito de Santa Rita de Cássia, Romualdo Setúbal, a vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, e o suboficial André Luiz, encarregado de ensino profissional marítimo.

O curso foi viabilizado através da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa. Segundo Everaldo Borges, que recebeu a certificação e a habilitação de aquaviário, concluir a formação foi um grande desafio. “Essa é uma data importante para mim e todos os meus colegas de curso, nós enfrentamos muitas dificuldades, desde a disponibilidade de tempo até a adaptação para absorver as teorias, mas a cada dia era uma nova descoberta, estamos muito felizes”, disse o formando.

Dos 32 novos profissionais, 30 residem em Barreiras, foi a primeira vez que o curso foi realizado na cidade. A partir de agora, os novos profissionais poderão atuar no transporte de passageiros e cargas, amparados pela certificação legal. A expectativa da administração municipal é também contemplá-los nas atividades fluviais, durante o cortejo de Iemanjá, realizado em 02 de fevereiro.

“Barreiras é uma cidade ribeirinha, polo no Oeste da Bahia e banhada por muitos rios. Esse curso só foi possível pelo investimento que a Prefeitura fez na contratação do instituto de formação para ministrar o curso. Muitos aqui já exercem ofício de barqueiro ou possuem embarcação e hoje, o sucesso da primeira edição do curso mostra o potencial para expandi-lo também a outros municípios da região”, acrescentou a secretária de educação Cátia Alencar.

A vice-prefeita, Karlúcia Macêdo parabenizou os formandos, destacando a preocupação da administração com a qualificação dos aquaviários. “Esse é um momento muito especial na vida desses homens e mulher, que tem ou pretendem ter suas atividades voltadas para o uso de pequenas embarcações no nosso Rio Grande. A partir de agora com todas as informações e instruções que compõe o curso, estarão aptos a exercer suas atividades náuticas com toda segurança, para si e para as demais pessoas. Parabenizamos a todos pelo interesse em buscar a formação e capacitação”, disse Karlúcia.