Prefeitura de Barreiras firma acordo de cooperação técnica com Codevasf e produtores rurais para recuperação e conservação ambiental

Com o objetivo de intensificar o trabalho de recuperação de nascentes já realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras e produtores rurais foi firmado segunda feira (17) um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, a 2ª Superintendência Regional da Codevasf e o Instituto Aiba (Iaiba). A iniciativa prevê a realização de estudos, elaboração de projetos em conjunto e viabilização de trabalhos em parceria, em prol da recuperação dos corpos hídricos, objetivando a conservação e recuperação de nascentes, áreas de recarga hídrica e processo erosivo.

A chegada da Codevasf reforça o trabalho de conservação já em andamento entre a Prefeitura e os agricultores. De acordo com o superintendente regional da companhia, Harley Xavier Nascimento esta adesão viabilizará a elaboração e execução de importantes projetos hidroambientais, contribuindo significativamente com a recuperação e conservação de água e solo na região. “Esse acordo vem para intensificar as iniciativas já desenvolvidas pelos nossos parceiros de Barreiras e reforçar o trabalho realizado pela Codevasf neste segmento, já realizamos procedimentos licitatório no valor de R$ 704 mil que serão investidos em ações de conservação ambiental, neste município”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior, que na oportunidade representou o prefeito Zito Barbosa comemorou a chegada da Codevaf, ressaltando que a adesão é uma forma de reconhecimento ao trabalho de recuperação hidroambiental já realizado no município por meio de ações como cercamento de APPs, desassoreamentos, implantação de sistemas caxambu e realização de atividades de educação ambiental.

“Conseguimos novos parceiros como o 4º Batalhão de Engenharia e Construção e o Ibama através do Prevfogo, agora contamos com esse importante apoio da Codevasf que possibilitará a implementação de mais técnicas de conservação como adequação de estradas rurais, construção de bacias de captação, acumulação e infiltração de águas de chuvas (barraginhas) e construção de terraços”, destacou o secretário.

Para o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Instituto Iaiba, Celestino Zanella, o acordo assinado entre as instituições será estratégico no avanço do trabalho de conservação dos recursos naturais e para o aumento da quantidade e qualidade da água. “O que nós, agricultores queremos, é o desenvolvimento econômico com qualidade de vida, cuidar no nosso bem maior que é a nosso meio ambiente, é um sério compromisso que firmamos, daí a importância de estarmos inseridos em mais esta parceria”, afirmou.

Dircom/PMB – 19.02.2020