Prefeitura de Barreiras fecha parceria com a Defensoria Pública do Estado

O prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo e do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, recepcionou no Gabinete da Prefeitura de Barreiras na tarde dessa quarta-feira (29), defensores públicos do Estado, com a finalidade de firmar uma parceria para atender as demandas da população, não só no que diz respeito à assistência jurídica integral e a defesa dos mais necessitados, mas também chamar a atenção para campanhas de relevância para a comunidade.

Umas das pautas discutidas foi a campanha que está sendo feita em todas as defensorias do país, que tem como tema “Em defesa delas”. A Prefeitura abraçou o projeto que tem como objetivo combater a violência contra à mulher, e chamar a atenção da população nas escolas, hospitais, praças públicas, para que essa causa ganhe força e os casos de violência sejam reduzidos. Tanto os defensores, quanto a Prefeitura Municipal acreditam que unir forças para fazer um trabalho preventivo é de extrema importância, nesse ano em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos, e surgiu justamente para inibir os casos de violência doméstica.

Elaina Rosas, Presidente da Associação de Defensores Públicos da Bahia destacou: “Nós trabalhamos o ano inteiro com um tema, e todas as defensorias trabalham essa temática, nesse ano de 2019, o escolhido foi “Em defesa delas”. Mas não só com relação a violência doméstica, mas todas as formas de violência, que muitas vezes elas são submetidas, tem a violência obstétrica, assédio moral, violência institucional, as mulheres encarceradas que sofrem dentro da prisão. O objetivo é realmente trazer uma consciência maior para as mulheres, e orientar, onde elas podem buscar acolhimento. E como a Defensoria Pública pode contribuir para reverter esse quadro tão triste de violência”, afirmou a presidente.

O Coordenador das Defensorias Públicas Regionais da Bahia, Walter Nunes ressaltou que o objetivo central da parceria é beneficiar o cidadão carente. “Nós estamos sempre trabalhando, a Defensoria Pública enquanto instituição, nos irmanamos a todos os setores do poder público, porque entendemos que com essa união nós podemos aumentar cada vez mais e fortalecer a rede de proteção aos munícipes, em especial aquelas pessoas que mais precisam, porque elas são o nosso público alvo, as mais vulneráveis e que necessitam do serviço público e muitas vezes tem dificuldade, principalmente na área da saúde, havendo inclusive demandas ao judiciário, aí a gente procura essa parceria com o poder público, para resolver determinadas questões, em um tempo mais breve”, disse.

A secretária de assistência social e trabalho do município, Karlúcia Macêdo falou das ações realizadas na cidade, das campanhas em combate a violência contra à mulher, e a atuação direta do Centro de Referência de Atendimento à Mulher-CRAM, que oferece acolhimento adequado, com equipe composta por advogada, psicólogas e assistente social. “Mais de 300 mulheres já foram atendidas pelo órgão, sem falar nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, espalhados pela cidade que também fazem esse trabalho social de acompanhamento das famílias e palestras para orientar não só as mulheres, mas também os homens sobre a importância do respeito para com a parceira e o combate a esse tipo de violência”.

O prefeito Zito Barbosa, falou da importância dessa parceria. “Desde o início da nossa gestão, instituímos o Projeto Cidade Social, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que já realizou uma ampla reestruturação nas unidades de atendimento à população como CRAS, CREAS, CRAM, CENTRO POP e Conselho Tutelar com disponibilização de veículo novo. Além do estabelecimento de convênios com várias entidades visando o fortalecimento da rede de proteção, buscando ampliar e aproximar os serviços que promovam a inclusão social no município, com campanhas de grandes proporções para que a informação de combate a violência contra à mulher e a qualquer outro ser humano, alcance o maior número de pessoas. Essa parceria com certeza fortalece ainda mais o nosso município e a nossa rede de proteção social fica ainda mais consolidada”, concluiu.

Além dos defensores, participaram da reunião, Cátia Alencar (Secretária de Educação), Marileide Carvalho (chefe de Gabinete), Emília Moreno (Subsecretária de Educação) e os vereadores, Alcione Rodrigues e Silma Alves.